A 13ª edição da SuperBahia 2024 – ‘Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores’, maior feira de varejo de alimentos do Nordeste, acontecerá de 10 a 12 de julho no Centro de Convenções de Salvador, localizado na orla da Boca do Rio.
Com o tema “Inovação, tendências e foco no cliente”, o evento espera gerar R$ 540 milhões em negócios durante os três dias, representando um crescimento de 20% em relação ao ano passado. O número de empresas participantes, tanto nacionais quanto internacionais, deve aumentar de 150 para 180.
Organizada pela Associação Bahiana de Supermercados (Abase), a feira contará com um espaço dedicado à tecnologia, onde serão apresentadas as mais recentes inovações aplicadas ao varejo, com um enfoque especial em entender o comportamento do consumidor. Este ambiente proporcionará uma experiência imersiva, demonstrando como a inteligência artificial está revolucionando a operação e atendimento nos supermercados.
“Acompanhamos os avanços tecnológicos que têm transformado diversos setores, e o varejo não é diferente. A inteligência artificial se mostrou uma ferramenta poderosa para entender melhor o perfil de consumo dos clientes, mapear suas necessidades e preferências com precisão. Investir em tecnologia e qualificação no varejo de alimentos é essencial, pois este setor representa 7% do PIB brasileiro”, explicou Amanda Vasconcelos, presidente da Abase.
Aproximadamente 150 supermercadistas de pequenos e médios negócios de 17 municípios baianos participarão da caravana SuperBahia 2024, promovida pela Abase e Sindsuper. O objetivo é capacitar esses varejistas por meio de palestras, melhorar as relações comerciais e explorar novas oportunidades de negócios. Caravanas partirão de Amargosa, Camamu, Barreiras, Cruz das Almas, Feira de Santana, Itaberaba, Jequié, Jaguaquara, Itabuna, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estêvão, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
Espera-se que mais de 20 mil pessoas visitem o evento, onde poderão conferir estandes de diversas marcas em dois pavilhões, totalizando uma área de 10 mil m². Além disso, haverá pelo menos 20 palestras abordando temas relevantes para o setor, como gestão, tecnologia, qualificação e gestão de categorias.
A SuperBahia reunirá várias empresas, incluindo Ambev, Heineken, Coca-Cola, Grupo Petrópolis, Indústrias Maratá, Eletrofrio, Davaca, Brasfrut, Damapel, Ypê, Aurora, Itambé, Unifrio, Mauricéa, Gujão, Teiú, Suzano, Dular, São Braz, Verde Campo, Bravo Caminhões, entre outras.
O evento contará com a entrada solidária, apoiando o Programa Bahia Sem Fome do Governo do Estado. Haverá um ponto de arrecadação na entrada do evento para doações de 1 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao combate à insegurança alimentar. Desde seu lançamento no início de 2023, o programa já atendeu 110 mil famílias com doações de cestas alimentares em todo o estado. A Abase espera arrecadar 10 toneladas de alimentos durante a 13ª edição da SuperBahia.
Bahia.ba