
Um grupo de motoqueiros que ‘davam grau’ nos seus veículos se deu mal em Ipubi (PE), Sertão do Araripe, na tarde do último sábado (22), após a Polícia Militar acabar com a farra. Segundo informações, os desordeiros estavam no pátio de eventos da cidade, onde ocorria a prática, mas decidiram ir para áreas mais afastadas dali para praticar manobras perigosas, provocando barulho excessivo, o que incomodou moradores de várias ruas.
A Polícia já monitorava a movimentação na cidade por conta do evento e identificou rapidamente o grupo. Após a abordagem, os PMs colocaram alguns dos jovens com o ouvido encostado no cano de escape da moto e aceleraram, exatamente como eles vinham fazendo pela cidade. A intenção foi mostrar na prática o desconforto que suas atitudes causavam à população. Os motoqueiros prometeram que não incomodariam mais os moradores, após a lição recebida das autoridades de segurança.
‘Dar grau’ em moto (também conhecido como wheeling) é uma manobra de empinar a motocicleta usando apenas a roda traseira, mas é uma infração de trânsito gravíssima no Brasil. Além de gerar multa de R$ 293,47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a prática leva à suspensão do direito de dirigir. Fora de ambientes controlados, o “grau” é perigoso, causa desgaste precoce nas peças da moto e coloca a vida do piloto e de terceiros em risco.
carlosbritto
















