
Os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira e o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues participarão, nesta quinta-feira, 16/10, do 13º. Congresso Brasileiro de Agroecologia, em Juazeiro (BA).
O tema do CBA deste ano é “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”. Dia 16 também é o Dia Mundial da Alimentação. Um dos objetivos deste CBA, há um mês da COP-30, é mostrar as experiências agroecológicas no Brasil contribuem para a adaptação e mitigação às mudanças climáticas, com sistemas alimentares saudáveis, sustentáveis, justos e resilientes.
Para a Secretaria-Geral da Presidência da República, o CBA de 2025 tem uma simbologia muito especial: a entrada em vigor do PRONARA, Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos, uma reivindicação de muitos anos da sociedade civil e dos movimentos sociais vinculados à produção de alimentos orgânicos e agroecológicos. O programa nacional tem como objetivo a redução do uso de agrotóxicos e a ampliação de alternativas de produção agropecuária de base sustentável. A Secretaria-Geral coordena o Comitê Gestor do PRONARA, instituído no dia 02 de outubro e composto também pelo MDA, MAPA, Embrapa, Ministério da Saúde, Fiocruz, Anvisa, MMA, Ibama, MDS, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Fazenda e Casa Civil.
Os ministros e o governador também participarão da assinatura dos 37 projetos contemplados no edital ECOFORTE, de 2024. São R$ 75 milhões de investimento em todas as regiões do Brasil. Os projetos representam redes que reúnem mais de 600 organizações da agricultura familiar, atendendo aproximadamente 15 mil famílias. O ECOFORTE é a principal política pública nacional para a agroecologia brasileira, financiado pela Fundação Banco do Brasil e pelo BNDES (Fundo Social Ambiental e Fundo Amazônia).
O ministro Márcio Macêdo é quem coordena a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. A CNAPO é a instância de participação social no acompanhamento da execução, aprimoramento e monitoramento da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.
Os ministros atenderão a imprensa.
Local: perto do Palco Opará, na orla 2 de Juazeiro
Horário: por volta das 16:00h.
Redegn
















