
O vereador Jeorge Catatau segue realizando visitas e fiscalizações em diversas unidades de saúde do município, com o objetivo de acompanhar de perto a qualidade dos serviços prestados à população. Durante inspeção realizada nesta quarta-feira (14) na Unidade de Saúde da Família (USF) Igara I, em Senhor do Bonfim, o parlamentar se deparou com uma série de problemas que podem comprometer diretamente o atendimento e a segurança dos pacientes.
Ao solicitar a verificação da farmácia da unidade, Catatau encontrou uma grande quantidade de medicamentos vencidos. Entre eles, o Carvedilol, medicamento utilizado principalmente no tratamento da hipertensão arterial e insuficiência cardíaca. Também foram identificadas cerca de 30 caixas de insulina com prazo de validade expirado desde julho do ano passado, armazenadas na geladeira da farmácia.
A fiscalização se estendeu a outros setores da unidade, onde foram constatados equipamentos impróprios para uso, como uma maca quebrada na área de atendimento. No setor odontológico, a situação também chamou atenção do vereador: utensílios que possivelmente haviam sido utilizados no último atendimento a pacientes estavam largados dentro de uma pia, sem qualquer cuidado com higiene ou esterilização. Vale destacar que o atendimento odontológico na unidade ocorre duas vezes por semana.

Durante a visita, o parlamentar também conversou com pacientes que aguardavam atendimento. Segundo relatos, há falta de medicamentos para controle da pressão arterial e vacinas infantis. Uma mãe afirmou que já estava há cinco dias procurando vacina para o filho, sem sucesso.
“Fiquei surpreso com o que encontrei durante a nossa visita à Unidade de Saúde da Família Igara I. Uma grande quantidade de medicamentos vencidos, utensílios odontológicos sujos e largados em uma pia, sem qualquer higiene, falta de medicamentos básicos para o tratamento de oscilações de pressão e ausência de vacinas infantis. Além disso, há a necessidade da instalação de uma porta no ambulatório para garantir a privacidade dos pacientes durante o atendimento e a limpeza da área externa, que está com grande quantidade de mato”, pontuou Catatau.

O vereador afirmou ainda que irá oficializar a Secretaria Municipal de Saúde para que as irregularidades sejam solucionadas com urgência. “Esse é o papel do vereador: fiscalizar os serviços prestados à população pelo poder público e, em casos como esse, denunciar e exigir que as falhas sejam corrigidas, garantindo que a população tenha à sua disposição serviços de saúde com a qualidade que merecem”, concluiu Catatau.
















