Publicidade

Parceria entre Sebrae e Prefeitura de Jaguarari lança Programa para fortalecer catadores de materiais recicláveis

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (17/09), foi apresentado em Jaguarari o programa Pró Catadores, que tem como objetivo profissionalizar os trabalhadores do setor e reforçar a reciclagem no município. A ação é realizada através do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o suporte da prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

O Pró Catadores iniciou suas atividades neste ano de 2025 na Bahia, e Jaguarari está entre os 17 municípios selecionados pelo Sebrae para dar início ao projeto no estado. Isso tornou-se viável devido ao fato de o município atender aos critérios de inclusão, que exigem ter uma cooperativa, a Recicla Jaguarari, que atua desde 2021, e um plano de gerenciamento de resíduos. Além disso, o município já realizava a coleta seletiva antes mesmo do programa, que operava em sete localidades do município: sede, Pilar, Juacema, Flamengo, Santa Rosa, Gameleira e Jacunã.

O consultor e mentor do Programa Pró Catadores em Jaguarari, Salatiel Reis, ressaltou que atualmente o projeto está com 50% de andamento, focando na melhoria da eficiência gerencial da cooperativa. “A intenção é aprimorar o conhecimento dos catadores em gestão cooperativista, garantindo a sustentabilidade e a longevidade da cooperativa”, afirmou.

Lívia Salermo, gerente de projetos do Sebrae, detalhou os próximos passos da ação, que inclui a gestão financeira da cooperativa e a capacitação dos cooperados. “Em breve ofereceremos consultoria em comercialização e precificação, visando facilitar o acesso a mercados”, acrescentou.

Geronilson Ferreira, gerente regional do Sebrae, reafirmou o compromisso do órgão em profissionalizar o setor, destacando a importância do sucesso financeiro para os catadores. “Nosso objetivo é garantir que todos os envolvidos tenham orgulho pelo trabalho realizado, promovendo a competitividade e o espírito empreendedor”, completou Ferreira.

A Prefeitura de Jaguarari tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento das atividades da cooperativa, formalizando um contrato com a Recicla Jaguarari e disponibilizando prensas, balanças, galpões para armazenamento de materiais, além de veículos para transporte. Tais medidas visam evitar que os catadores tenham que vender seus materiais a preços desfavoráveis.

O secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Xavier, destacou a preocupação do prefeito Seu Antônio com a inclusão social dos catadores, mencionando parcerias com outras secretarias municipais para implementar ações de educação ambiental e acompanhamento psicossocial. “A intenção é transformar essas iniciativas em políticas públicas permanentes, através de projetos de lei na Câmara Municipal, assegurando que o apoio aos catadores seja uma prioridade contínua”, enfatizou Xavier.

Além disso, o secretário anunciou que está finalizando um convênio com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que realizará estudos de viabilidade econômica para a construção de um aterro sanitário ou estações de transbordo. “Esses estudos, realizados por pesquisadores e estudantes, buscarão soluções economicamente vantajosas para a destinação dos resíduos”, concluiu o secretário.

Além dos representantes do Sebrae e da prefeitura, o momento contou com a participação da presidente da Recicla Jaguarari, Aline e dos demais membros da cooperativa.

portaljaguarari

Publicidade
Publicidade