
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (19) esperar que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, mantenha seu posicionamento de desejar encerrar a guerra com a Ucrânia, mas admitiu ser possível que o líder russo não queira fazer um acordo com Volodymyr Zelensky.
“Não acho que será um problema, para ser honesto com você. Acho que Putin está cansado disso. Acho que todos estão cansados disso, mas você nunca sabe”, disse Trump em entrevista ao programa “Fox and Friends”, da emissora americana Fox News.
“Vamos descobrir sobre o presidente Putin nas próximas semanas… É possível que ele não queira fazer um acordo”, disse Trump.
Segundo matéria da agência britânica Reuters, a declaração de Trump ocorre menos de uma semana após o encontro entre o republicano e Putin, no Alasca, onde os dois debateram justamente o fim do conflito. Apesar da alta expectativa, nenhum grande anúncio sobre o futuro da guerra foi anunciado naquele dia.
Já na segunda-feira (18), foi a vez de Zelensky se reunir com o líder americano, desta vez na Casa Branca, em Washington, também para discutir o fim do confronto. A reunião, somada com o encontro entre Trump e outros líderes europeus, que também ocorreu ontem, parece ter rendido mais frutos.
Ainda na madrugada, o chanceler da Alemanha, Friedrich Marz, afirmou que as reuniões superaram as expectativas e indicou a possibilidade de um encontro trilateral para debater o término da Guerra da Ucrânia.
Bahia.ba
















