A inteligência artificial (IA) não serve apenas para fornecer respostas pelo ChatGPT ou para criar imagens com o Dall-E 4, ela também tem diversas funções inusitadas que poucos usuários conhecem. Existe, inclusive, uma plataforma inteira que cataloga ferramentas curiosas com essa tecnologia, chamada “There’s an AI For That”. A página tem interface simples e exibe softwares com tarefas como criar cantadas, falar com famosos e até receber conselhos bíblicos ou conversar com Jesus Cristo. A seguir, veja a lista com nove coisas inusitadas que as ferramentas de IA encontradas no There’s an AI For That podem fazer.
IAs inusitadas: veja tarefas que as ferramentas podem fazer
- Pensar em cantadas
- Criar um clone virtual
- Tomar decisões
- Conversar com figuras históricas
- Receber conselhos bíblicos
- Encontrar o par ideal para você ou outra pessoa
- Conversar com Jesus
- Escrever um obituário
- Conversar com celebridades
1. Pensar em cantadas
O There’s an AI for That identificou 11 ferramentas de inteligência artificial capazes de criar cantadas para o usuário. Na lista, as mais populares e melhor avaliadas são AI Pickup Lines Generator, Flirtify e YourMove. O primeiro software pode ser utilizado sem ao menos deixar a página, bastando clicar no botão “Generate Pickup Line” para criar uma cantada.
Os outros dois são um pouco mais avançados e só estão disponíveis no site de cada ferramenta. No Flirtify, por exemplo, é necessário preencher um parágrafo com informações sobre a pessoa que deseja enviar uma cantada, como pronome, idade, interesses e características. Já no YourMove, é possível escolher entre cinco tipos de interação: iniciar uma conversa, responder uma mensagem, convidar para sair, rejeitar uma conversa, ou reiniciar um papo que havia “morrido”. Os usuários também podem alterar as configurações com estilo de conversa, intensidade e curiosidade, com exceção dos dois últimos tipos de interação, gerados automaticamente.
O Flirtify gera cantadas a partir do preenchimento de características e outras informações — Foto: Reprodução/Millena Borges
2. Criar um clone virtual
São 13 ferramentas classificadas no There’s an AI for That capazes de criar um clone virtual. Os robôs podem atuar como assistente de voz, chatbot, dentre outras funções para facilitar a comunicação e aumentar a interação entre uma pessoa e um grupo. Dos listados no site, como Klones, Person Cloner, AI-ME, Delphi e MeGPT, o SecondSoul apresenta a melhor avaliação. A ferramenta é voltada para criadores de conteúdo, influencers e modelos como forma de oferecer um benefício para os seguidores. Ainda é possível monetizar o funcionamento da ferramenta por meio do programa de comissões da plataforma, que funciona por meio de inscrições no perfil.
SecondSoul é uma ferramenta de experiência do usuário — Foto: Reprodução/Millena Borges
3. Tomar decisões
O ChatGPT e outras inteligências artificiais mais populares já conseguem ajudar os internautas em tomada de decisões do usuário, no entanto, existem outras ferramentas voltadas para esta função. O There’s an AI for That listou 30 plataformas que aconselham o usuário nas escolhas. Algumas delas são o Decision Note e o Hercule.
A assistente virtual do Decision Note oferece diversos recursos que podem auxiliar no processo de tomada de decisão, como uma análise de prós e contras e arquivos de decisões anteriores. Essa também é uma ferramenta colaborativa, que permite reunir equipes para auxiliar na escolha que se adeque melhor. Já o Hercule é uma ferramenta voltada para investidores que precisam tomar decisões melhores e de forma rápida. A IA também oferece recursos interessantes, como pesquisa de mercado automatizada, análise competitiva e gerenciamento eficiente de feedback.
A inteligência artificial, Decision Note, auxilia na tomada de decisões — Foto: Reprodução/Millena Borges
4. Conversar com figuras históricas
Existem 41 inteligências artificiais categorizadas no There’s An AI for That que oferecem a recurso de falar com figuras históricas. A mais antiga na lista, PeopleAI, permite personalizar conversas com grandes personagens da história, como William Shakespeare, Sigmund Freud, Jane Austen e Sócrates. Outros chatbots que entraram para a lista são Historical Figures Chat (iOS), Hello History, Eternal AI e Knowtify Chat. Por meio dessas inteligências artificiais, o usuário pode aprender sobre diferentes temas a partir do ponto de vista dessas figuras.
PeopleAI permite conversar com diferentes figuras históricas e personalidades — Foto: Reprodução/Millena Borges
5. Receber conselhos bíblicos
Também existem inteligências artificiais que dão conselhos a partir dos ensinamentos da Bíblia. Ao todo, há 14 IAs que realizam essa função, como o Chat KJV e ChurchAI. O objetivo das plataformas é ser uma fonte de sabedoria e acolhimento alinhada com os ensinamentos sagrado para que os fiéis possam desabafar ou pedir direcionamentos.
6. Encontrar o par ideal para você ou outra pessoa
O There’s an AI for That também conta com ferramentas que prometem ajudar o usuário a encontrar o par ideal por meio de uma análise pessoal. DatesAI e Keeper são alguns dos softwares que prometem reinventar a experiência dos aplicativos de namoro com o uso da IA. Para utilizar ambas as plataformas, o usuário precisa preencher informações como preferências, hobbies, interesses em um possível parceiro e outras características pessoais relevantes para encontrar um match com outra pessoa. A partir disso, o site irá oferecer algumas pessoas que combinam com as características.
DatesAI, inteligência artificial voltada para namoro, promete encontrar o seu par perfeito — Foto: Reprodução/Millena Borges
7. Conversar com Jesus
Outras inteligências artificiais com viés religioso também causam polêmicas na Internet. Assim como o TalkToHim, descrito como o ChatGPT cristão, existem outros chatbots capazes de simular uma conversa com Jesus. O Ask Jesus, por exemplo, é um das outras quatro IA’s listadas pelo There’s An AI for That que fornecem uma experiência de oração.
Enquanto o TalkToHim conta com uma interface simples e bem similar aos chatbots mais populares, em que é possível enviar uma mensagem e obter uma resposta alinhada com os pensamentos da figura religiosa, o Ask Jesus é um canal experimental interativo na Twitch. Por meio da plataforma, os usuários podem fazer perguntas e ouvir as respostas no serviço de streaming ao vivo.
8. Escrever um obituário
Obituary Writer e Tributetech são algumas das inteligências artificiais listadas no There’s an AI for That que são capazes de escrever obituários. Embora pareçam mórbidas, a ideia dessas ferramentas é auxiliar pessoas em luto a encontrar as melhores palavras para informar sobre o falecimento de um familiar. O Obituary Writer gera um obituário customizado a partir de informações preenchidas pelo usuário, como nome, data e outros detalhes que possam ser relevantes para o texto. Já o Tributetech é voltado para prestadores de serviços de funerária como forma de automatizar o processo de escrita do obituário.
9. Conversar com celebridades
Existem mais de 20 chatbots listados no There’s an AI for That para os interessados em simular uma conversa com a celebridade preferida. Os mais bem avaliados são Botify, Forever Voices e AskThee. As duas primeiras plataformas são voltadas para falar com figuras públicas e personagens, como Elon Musk, Billie Eilish, Marilyn Monroe e Wandinha. Já o AskThee permite a interação com artistas, pensadores e cientistas, como Carl Sagan, Hemingway, Sócrates e Thomas Edison.