Novas imagens de como ficará o Camp Nou, estádio do Barcelona, após a reforma foram divulgadas pelo Colégio de Arquitetos da Catalunha. A apresentação revelou uma mudança: três telões em uma estrutura suspensa serão utilizados em vez do grande painel 360º originalmente previsto. A cobertura será a maior de um estádio de futebol na Europa.

O material também revelou partes do interior do novo Camp Nou, como a entrada principal e a sala de imprensa.

Projeto do novo Camp Nou, estádio do Barcelona após reforma — Foto: Reprodução

Projeto do novo Camp Nou, estádio do Barcelona após reforma — Foto: Reprodução
O Novo Camp Nou terá a capacidade ampliada de 99 mil para 110 mil espectadores. Durante parte das obras, o Barcelona vai jogar no Estádio Olímpico de Montjuic.
Segundo a estimativa do clube, o Camp Nou terá condições de uso a partir de novembro de 2024, mesmo com obras não concluídas. O Barcelona garantiu o financiamento de 1,5 bilhão de euros (cerca de R$ 8 bilhões) para a reconstrução da arena e fechou com 20 investidores diferentes.
As obras incluem todo o complexo esportivo da região, que se chamará Espai Barça. O complexo também terá o novo Palau, ginásio para os outros esportes, novas sedes administrativas e prevê a reurbanização completa da região.
Consultados pelo ge, especialistas em gestão de arenas opinaram sobre as reformas no Camp Nou.
– As novas arenas esportivas têm o poder de transformar o cenário do futebol brasileiro, e esses projetos podem abrir caminho para uma tendência crescente de modernização e reestruturação de estádios em solo nacional – avaliou Otávio Pedroso, arquiteto da Recoma, empresa especializada em infraestrutura e construções esportivas no Brasil.
Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia, empresa especializada em overlays, com trabalhos realizados em competições como Olimpíadas de 2016, Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Pan-americanos de Lima 2p19, destaca a ordem grandiosa do projeto.
– Com todos os espaços previstos, este é mais um exemplo de projeto com tudo o que há de moderno. Com uma empresa especializada para executar a obra, e a partir da gestão e experiência da equipe, a reforma fluirá da melhor forma possível e poderá atender à expectativa de todos os envolvidos.
















