O Instagram é um aplicativo com uma interface cheia de detalhes e que costuma atrair a atenção dos usuários por bastante tempo. Por isso, é comum que ele gere um consumo significativo da bateria dos celulares Android e iPhone (iOS). Muitas vezes isso ocorre discretamente, especialmente quando o aplicativo está em segundo plano, enviando notificações ou utilizando informações de localização. Felizmente, é possível colocar em prática diversas dicas para otimizar o desempenho da rede social e preservar a vida útil do aparelho. Ajustar as configurações de dados móveis e restringir o uso em segundo plano são algumas delas. A seguir, veja sugestões de configurações que podem ajudar a resolver o problema.
1. Desativar notificações
Desativar as notificações do Instagram pode ser uma boa ideia para melhorar o consumo de bateria, especialmente quem recebe um número grande de avisos por dia. O ajuste reduzirá a atividade em segundo plano do aplicativo, economizando energia do dispositivo. Além disso, a ausência de notificações constantes pode proporcionar uma experiência mais tranquila e focada ao usar o Instagram, permitindo que você verifique as interações quando abrir o aplicativo, em vez de ser notificado a cada instante.
Para desativar notificações indesejadas, abra o aplicativo e toque no ícone do perfil, localizado no canto inferior direito da tela. Em seguida, clique no menu representado por três linhas horizontais no canto direito da tela. Vá para as “Notificações” e ajuste as configurações.
2. Baixar versão Lite
Ao baixar a versão Lite do Instagram, o usuário tem acesso a uma plataforma mais compacta da rede social. A plataforma é ideal para economizar bateria, otimizar o desempenho em conexões de internet mais lentas e facilita o uso em aparelhos mais simples ou com pouca memória. Consumindo menos dados e ocupando menos espaço de armazenamento, o Instagram Lite também permite visualizar conteúdos, explorar o Reels, compartilhar Stories e conversar no Direct.
3. Desativar localização do Instagram
Desativar a localização ao usar o Instagram também pode ajudar a economizar a bateria do celular. Quando a função de GPS está ativa, o aplicativo precisa acessar continuamente os dados para rastrear a posição do usuário, exigindo um consumo constante de energia do aparelho. Essa medida é especialmente útil para usuários que não dependem da função e que buscam otimizar o desempenho e a autonomia da bateria nos dispositivos móveis.
Para desativar a localização no iPhone (iOS), primeiro, saia do aplicativo e vá para as Configurações do celular. Em seguida, toque em “Privacidade” e selecione “Serviços de Localização”. Role a tela para baixo até encontrar a opção do Instagram e, ao selecioná-la, escolha entre as opções “Nunca” ou “Durante o uso do App” para determinar o acesso à sua localização. No Android, procure por “Configurações”. Na página seguinte, clique em “Localização”, depois em “Permissões de aplicativo” e em seguida arraste a tela até encontrar o Instagram e clique nele. Por fim, selecione a opção “Não permitir ou Negar”.
4. Checar as configurações de dados móveis
O Instagram, por padrão, realiza o pré-carregamento de vídeos para proporcionar uma reprodução mais rápida no app. Contudo, isso pode resultar em maior consumo de bateria do celular. Para desativar o pré-carregamento de vídeos nas configurações do Instagram no iOS, basta clicar no ícone do “perfil”, localizado no canto inferior direito da tela. Na tela seguinte, no canto superior direito, toque em “mais opções”, selecione “configurações” e depois “privacidade”. Logo após, toque em “conta” e selecione a opção “uso de dados”. Ao lado do botão “usar menos dados móveis”, toque no interruptor para ativá-lo, mudando de “off” para “on”.
Para personalizar suas configurações no Android, acesse seu perfil, vá para o menu nas três barras do canto superior direito e selecione “Uso de dados e qualidade de mídia”. Arraste o botão ao lado do “Economizador de dados”. Outra opção que ajuda a diminuir o gasto de bateria ao usar o Instagram no Android, é o ajuste das configurações de exibição de mídia em alta resolução. Para realizá-lo, ainda em “Uso de dados e qualidade de mídia” o usuário deve observar se o botão de “carregar em alta qualidade” está ativado, e caso esteja, deve desativá-lo.
5. Limitar o uso em segundo plano do Instagram
O uso em segundo plano refere-se às atividades que o Instagram e demais apps realizam quando não estão abertos na tela principal do dispositivo, mas continuam em execução. Nesse sentido, mesmo quando fechados, alguns aplicativos continuam buscando atualizações e enviando notificações, impactando negativamente a vida útil da bateria.
Para limitar o uso em segundo plano no Android, acesse as “Configurações” do celular, selecione a opção “Apps e notificações” e procure pelo Instagram. Após clicar nele, abra a barra onde está escrito “Avançado” e clique na opção “bateria”. Logo você encontrará a opção de “Restrição para segundo plano”. Clique sobre ela, leia o aviso e depois selecione a opção “restringir”. Em alguns aparelhos, como da Samsung, a opção estará disponível no menu de “assistência do aparelho e bateria”, na opção “limites de uso em segundo plano”.
Já no iPhone (iOS), o usuário deve acessar a opção “Ajustes” do celular, depois clicar em “Geral” e em seguida optar por “Atualização em segundo plano”. Por fim, procure pelo Instagram nos apps que irão surgir na tela e desmarque a atualização.
Com informações de Wired, Google Play e Help Cente Instagram (1 e 2).