
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, nesta quinta-feira (25), uma nota formal de reconhecimento às eleições democráticas da Colômbia, cujo resultado foi divulgado no último final de semana. Na ocasião, Abelardo de la Espriella, candidato da extrema direita, derrotou nas urnas o senador Iván Cepeda, aliado do atual presidente Gustavo Petro, após a votação de domingo.
Em nota publicada no X, antigo Twitter, Lula escreveu: “Parabenizo o povo colombiano pelo processo democrático e soberano, expresso por sua vontade nas urnas, da escolha de seu novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo”.
Apesar de ser aliado histórico de Petro, Lula garantiu que as relações entre os países devem ser mantidas no combate às organizações criminosas e à preservação ambiental.
“A amizade entre o Brasil e a Colômbia, que transcende ideologias, é fundamental para a superação de desafios comuns como a preservação da Amazônia, o enfrentamento da pobreza e o combate ao crime organizado”, O presidente brasileiro finaliza dizendo: “Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos”.
RECONHECIMENTO AMERICANO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por sua vez, não apenas reconheceu a eleição colombiana como parabenizou, nesta segunda-feira (22), o candidato Abelardo de la Espriella pela vitória, ainda quando o resultado era preliminar. Em publicação na rede social Truth Social, Trump afirmou que pretende trabalhar ao lado do presidente eleito para ampliar a cooperação entre os dois países.
O republicano também lembrou que declarou apoio público à candidatura de Espriella durante a campanha. “Parabéns ao ‘El Tigre’ Abelardo de la Espriella, o novo presidente da Colômbia. Foi uma grande honra apoiá-lo e espero que trabalhemos juntos para construir uma relação poderosa entre a Colômbia e os Estados Unidos”, escreveu.
BN
















