Publicidade

‘Mosca maldita’: quatro estados brasileiros decretam emergência fitossanitária

‘Mosca maldita’ ocasiona emergência fitossanitária em quatro estados brasileiros — Foto: Wilda Pinto / Ministério da Agricultura

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou emergência fitossanitária no Amapá, Pará e em Roraima. As larvas depositadas pela mosca-da-carambola se transformam em hospedeiras, aceleram o amadurecimento e a queda de frutos já deteriorados. Publicada na última segunda-feira (13) no Diário Oficial da União, a medida vale por um ano e visa controlar o risco de a espécie se espalhar por outros estados. A espécie bactrocera carambolae é nativa da Indonésia, Malásia e Tailândia. Ela foi detectada pela primeira vez no Brasil em 1996.

Apesar de preferir a carambola, essa praga pode afetar outras frutas, como goiaba, manga, jambo, acerola e tangerina. Ela torna os frutos impróprios para o consumo humano e acaba por elevar os custos de produção devido às medidas de combate necessárias. Parte das ações de cuidado prevê o uso de armadilhas e pulverizações com iscas tóxicas. Além de orientações à população, para que ninguém colha e transporte frutos do chão e em áreas de ocorrência da espécie.

Publicidade
Publicidade