
O curso de Direito do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), da UNEB, Campus III, celebra uma conquista que ultrapassa fronteiras e inspira toda a comunidade acadêmica. O discente do 6ª período, José Carlos Barbosa dos Reis, participará do Google Legal Student Institute (LSI) Brasil 2026, em uma seleção da qual participaram estudantes de universidades do Brasil inteiro como UNB, USP, UFPE e Mackenzie. Entre os dias 26 e 30 de janeiro, o estudante cumpre uma agenda de imersão na sede do Google, em São Paulo.
O Google Legal Student Institute é uma iniciativa global que visa aproximar futuros juristas do universo da inovação. Durante esta semana, o aluno participa de treinamentos exclusivos sobre temas de vanguarda, como inteligência artificial, privacidade de dados, propriedade intelectual e os desafios jurídicos da internet. O programa busca promover a diversidade no setor, selecionando talentos com históricos de resiliência e alto potencial de liderança.
Superação e Protagonismo
O caminho de José Reis até a aprovação foi marcado por dedicação. Para se manter na graduação em Juazeiro, o estudante divide seu tempo entre seu estágio no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e a venda de bolo e café no próprio campus — uma trajetória de esforço que ele utilizou como força motriz em seu processo seletivo.
Ao refletir sobre a importância de ocupar esse espaço, José enfatiza o valor da representatividade: “Da oportunidade dada pelo Google, posso perceber com mais clareza que desafios devem ser encarados com firmeza e medos devem ser dissipados. É uma oportunidade de mostrar do que o povo baiano é capaz. Fico feliz em ver que não só eu, mas todos que encaram diversos desafios para realizar o sonho da graduação, terão o seu esforço testado e reconhecido”, afirma o estudante.
Para a Professora Barbara Amorim, Coordenadora do Colegiado do curso de Direito do DTCS III, o sucesso do aluno é um reflexo do DNA da instituição. Segundo ela, o perfil de José — comprometido, ético e resiliente — espelha o perfil geral do estudante da UNEB, que é naturalmente curioso e crítico.
A coordenadora destaca o impacto dessa seleção para a universidade pública: “Recebemos a notícia com muita alegria, emoção e orgulho. A seleção de um aluno nosso para um programa do Google confirma que a universidade pública transforma vidas e que nossos estudantes, mesmo diante de desafios, conseguem alcançar espaços de excelência e projeção internacional “, destaca a professora.
A participação de José Reis no LSI Brasil 2026 reafirma a excelência do ensino jurídico no DTCS III da UNEB e serve como prova viva de que a educação pública de qualidade é a ponte mais curta entre o esforço individual e as oportunidades globais.
André Amorim – Ascom UNEB
















