Publicidade

Anvisa alerta para riscos do uso de canetas emagrecedoras falsas

Foto: Ascom Núcleo GA/divulgação

Popularizadas por influenciadores e celebridades, as chamadas canetas emagrecedoras, como Mounjaro e Ozempic, têm sido cada vez mais procuradas por pessoas que desejam emagrecer rapidamente. No entanto, o uso sem orientação médica e a compra de produtos de origem duvidosa acenderam um alerta das autoridades de saúde.

Diante da procura crescente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) advertiu que a venda e o consumo de canetas emagrecedoras falsificadas representam sérios riscos à saúde. Segundo o órgão, além de colocar a vida do consumidor em perigo, a comercialização desses medicamentos irregulares é considerada crime no Brasil.

A farmacêutica Natally Rosa reforça que o uso de versões manipuladas ou sem procedência conhecida pode trazer consequências graves. “Uma pessoa que se submete ao uso de um medicamento fora das regulamentações fica muito mais exposta a riscos. Pode haver desde a ausência do efeito esperado até a presença de contaminantes”, explica. Ela orienta que o consumidor fique atento a sinais que ajudam a identificar se o produto é original. “A própria embalagem já chama atenção. É importante observar como ela se apresenta, se o rótulo está em português, se há informações claras sobre lote e validade e se a descrição do medicamento e do princípio ativo está legível. Tudo precisa estar bem identificado”, destaca.

Outro ponto de alerta é o preço. Valores muito abaixo do praticado no mercado podem indicar falsificação. A farmacêutica lembra ainda que esses medicamentos só devem ser vendidos mediante apresentação e retenção da receita médica. A Anvisa reforça que o uso de canetas emagrecedoras deve ser feito apenas com acompanhamento profissional, garantindo segurança e eficácia no tratamento.

(Fonte: Agência Brasil)

Publicidade
Publicidade