Publicidade

Operação Xeque-Mate: Prefeitura de Madre de Deus se manifesta após denúncia de irregularidades de contratações

O prefeito de Madre de Deus, Dailton Filho (PSB), se manifestou publicamente nesta nesta sexta-feira (12) após a gestão ter sido alvo da Operação Xeque-Mate, do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Em nota pública a Prefeitura destacou que “está à disposição dos órgãos de controle para colaborar plenamente com qualquer esclarecimento necessário.”

“A gestão municipal reafirma seu compromisso com a transparência, a legalidade e a correta aplicação dos recursos públicos, pilares que orientam todas as ações da Administração.”, diz a manifestação. 

A ação do MP no município investiga fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e corrupção envolvendo agentes políticos do município. Ao todo, a Unidade de Assessoramento e Investigação (Unai) e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) cumpriram 16 mandados de busca e apreensão em endereços de Madre de Deus, São Francisco do Conde, Senhor do Bonfim, Salvador e Lauro de Freitas.

De acordo com o MP-BA, o esquema utilizava essas empresas para dar “aparência de legalidade às contratações”. As investigações revelaram que o grupo simulava competitividade em credenciamentos e pregões eletrônicos, beneficiando empresas vinculadas a agentes políticos e seus familiares.

A nota ainda destaca que o gestor municipal “não compactua com irregularidades e adota continuamente medidas de controle interno para assegurar a lisura dos processos administrativos e licitatórios”. 

“O prefeito destaca que acompanha com responsabilidade o andamento das investigações e reforça que qualquer prática que contrarie os princípios da administração pública deve ser apurada com rigor, garantindo sempre o devido processo legal.”, garante.

A nota é concluída com a garantia da manutenção das atividades na gestão municipal. “Por fim, o prefeito Dailton Filho reafirma sua confiança no trabalho das instituições e seu compromisso com a população de Madre de Deus, garantindo que as atividades do município seguirão regularmente, com foco na prestação de serviços de qualidade e na manutenção da ordem administrativa enquanto os fatos são devidamente esclarecidos pelas autoridades competentes.”, finaliza. 

Confira a nota na íntegra: 

“O prefeito de Madre de Deus, Dailton Filho (PSB), vem a público manifestar-se sobre a operação deflagrada nesta sexta-feira (12) pelo Ministério Público da Bahia. A gestão municipal reafirma seu compromisso com a transparência, a legalidade e a correta aplicação dos recursos públicos, pilares que orientam todas as ações da Administração. O município está à disposição dos órgãos de controle para colaborar plenamente com qualquer esclarecimento necessário.

O prefeito destaca que acompanha com responsabilidade o andamento das investigações e reforça que qualquer prática que contrarie os princípios da administração pública deve ser apurada com rigor, garantindo sempre o devido processo legal. A Prefeitura não compactua com irregularidades e adota continuamente medidas de controle interno para assegurar a lisura dos processos administrativos e licitatórios.

Por fim, o prefeito Dailton Filho reafirma sua confiança no trabalho das instituições e seu compromisso com a população de Madre de Deus, garantindo que as atividades do município seguirão regularmente, com foco na prestação de serviços de qualidade e na manutenção da ordem administrativa enquanto os fatos são devidamente esclarecidos pelas autoridades competentes.”

BN

Publicidade
Publicidade