Publicidade

Vereadores aprovam orçamento de quase R$ 2,4 bi para Petrolina em 2026

Foto: YouTube/CMP divulgação

Com um total de 1.101 emendas modificativas, e nenhuma rejeitada – ao contrário de anos anteriores –, a Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou o orçamento de quase R$ 2,4 bilhões do município para o ano de 2026 na sessão plenária desta quinta-feira (4). O campeão de emendas foi Capitão Alencar (PP), com 139.

As indicações dos vereadores voltaram-se a vários segmentos, a exemplo de esporte, saúde, cultura e infraestrutura (entre outros). O relatório foi apresentado pelos integrantes da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa Plínio Amorim – Josivaldo Barros (Republicanos/presidente), Manoel da Acosap (UB/relator) e Major Enfermeiro (PDT/secretário).

A Comissão recebeu elogios dos pares pelo intenso trabalho de análise das emendas, especialmente o relator Manoel da Acosap. Ele lembrou que o relatório foi respaldado pelo setor jurídico da Casa e mencionou a audiência pública realizada em outubro último, que discutiu o tema com a sociedade petrolinense na Câmara Municipal.

Dentro da previsão orçamentária, o prefeito Simão Durando poderá remanejar até 30% dos recursos sem pedir autorização ao Poder Legislativo.

PPA

Na mesma sessão os vereadores também votaram e aprovaram o Plano Plurianual, responsável por estabelecer diretrizes, objetivos e metas da gestão para um período de quatro anos. O Projeto de Lei (PL) nº 046/25, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, passou em duas votações. Na primeira e segunda, recebeu 31 votos a favor. O mesmo aconteceu ao PL nº 047/25, referente ao PPA. Mais detalhes da sessão de ontem pelas próximas horas.

carlosbritto

Publicidade
Publicidade