Publicidade

Juazeiro e Sobradinho iniciam pré-teste do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola

Foto: Reprodução

Na Bahia, os municípios de Juazeiro e Sobradinho, no Vale do São Francisco, começaram a receber o primeiro pré-teste do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, realizado pelo IBGE. A região foi escolhida por reunir características importantes para o levantamento, como a forte presença da fruticultura irrigada e de produtores quilombolas, extrativistas e comunidades tradicionais, entre elas, fundo e fecho de pasto.

O pré-teste teve início na última segunda-feira (1º), com a apresentação das equipes, distribuição de materiais (como coletes e tablets) e reconhecimento dos setores a serem visitados. Nessa etapa inicial, também foram feitos o cadastro dos recenseadores no Sistema de Indicadores Gerenciais da Coleta (SIGC), o download dos mapas e o planejamento das rotas de campo.

A coleta efetiva começou na terça-feira (2). Segundo José Hebert Lucas, assistente de área da Superintendência Estadual do IBGE na Bahia, cerca de 80 estabelecimentos foram visitados em Juazeiro somente no primeiro dia. Nos setores habitados por povos e comunidades tradicionais, como quilombolas, indígenas e fundo e fecho de pasto, as equipes realizaram antes uma visita de reconhecimento às lideranças, aplicando questionários de abordagem que devem anteceder a coleta dos dados. Em Sobradinho, a coleta está prevista para iniciar no fim de semana, incluindo visitas a comunidades indígenas.

A expectativa, de acordo com José Hebert, é que com a equipe completa e o planejamento concluído, o trabalho avance com mais rapidez. “A a coleta deve fluir de modo pleno, sendo possível chegar próximo à média de 200 questionários por dia”, afirmou. O pré-teste é uma etapa essencial para ajustar procedimentos e garantir que o 12º Censo Agropecuário seja executado com eficiência em todo o país. As informações são da Agência IBGE de Notícias.

carlosbritto

Publicidade
Publicidade