
A Expo Uauá, encerrada no último domingo (31/08), consolidou mais uma vez a posição da Bahia como líder na caprinovinocultura. Durante três dias, o município de Uauá (Norte do Estado) recebeu produtores, criadores e especialistas em torno de 2 mil animais de alta qualidade genética, movimentando um mercado onde campeões podem alcançar valores até 30 vezes superiores ao preço comum.
A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) foi parceira do evento, possibilitando a estrutura necessária tanto para os animais quanto para tratadores, criadores e a população que visitou os espaços. Equipes especializadas da pasta acompanharam cada etapa, desde a chegada dos primeiros animais até a organização e entrega das premiações aos criadores.
“A ExpoUauá representa o compromisso do governo do Estado com o fortalecimento da caprinovinocultura e a economia do semiárido“, destacou Pablo Barrozo, titular da Seagri. “Eventos como este consolidam nossa posição de liderança nacional no setor e demonstram como políticas públicas adequadas podem transformar tradição em desenvolvimento sustentável“, avaliou.
Além da exposição de animais, a programação incluiu shows, feira gastronômica e espaços de negócios. Segundo Carlos Ramalho, presidente da AUCCO, o evento “foi uma oportunidade de valorizar nossa tradição e fortalecer a caprinovinocultura“. O prefeito de Uauá, Marcos Lobo acrescentou que a festa também celebra a cultura do povo uauaense. “A programação consolida Uauá como destino do turismo rural e foi pensada para valorizar nossa cultura“, ressaltou.
carlosbritto
















