Publicidade

Vereador Jeorge Catatau protocola Projeto de Lei que institui o “Dia Municipal do Vaqueiro” em Senhor do Bonfim

Na última semana, o vereador Jeorge Catatau protocolou junto à Mesa Diretora da Câmara de Senhor do Bonfim o Projeto de Lei que institui o “Dia Municipal do Vaqueiro” em Senhor do Bonfim. A proposta agora segue para análise da presidência da Casa Legislativa e, em seguida, será encaminhada para votação em plenário.

O Projeto de Lei tem como objetivo valorizar e preservar as tradições culturais, além de reconhecer a relevância do trabalho desempenhado pelos vaqueiros. Na justificativa, o parlamentar destacou que a profissão, regulamentada nacionalmente pela Lei Federal nº 12.870/2013, é de extrema importância para o manejo, condução e cuidado de animais, sendo considerada um dos maiores símbolos da identidade nordestina.

Catatau ressaltou ainda que a escolha da data 29 de agosto para celebrar o “Dia Municipal do Vaqueiro” acompanha o calendário nacional, já que nesta data é comemorado o Dia Nacional do Vaqueiro em todo o Brasil. Além disso, a medida se soma à legislação baiana, que instituiu o Dia Estadual do Vaqueiro no último domingo de agosto, por meio da Lei nº 14.179/2019.

“Esse alinhamento fortalece o papel do município de Senhor do Bonfim como referência na valorização cultural do vaqueiro. Integrar o ‘Dia Municipal do Vaqueiro’ ao calendário festivo permitirá que as celebrações sejam realizadas em conjunto com outras datas importantes para a comunidade, fortalecendo a cultura local e incentivando o turismo e a economia regional”, destacou o vereador.

Publicidade
Publicidade