Publicidade

Superlotação continua castigando Hospital Universitário

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em Petrolina, tem enfrentado uma intensa demanda de atendimentos. Referência em média e alta complexidade para traumato-ortopedia, neurocirurgia e outras especialidades, o hospital é sob demanda espontânea (urgência e emergência) e atende pacientes de 53 municípios da região, o que vem sobrecarregando sua estrutura.

Somente entre janeiro e maio deste ano, o HU contabilizou mais de 31 mil atendimentos, número que reforça a crescente procura por serviços de urgência e emergência. A unidade reconhece que opera acima da capacidade, mas segue atuando para garantir a continuidade da assistência.

O que reforça a discussão das rotinas exaustivas de profissionais, agravadas pelo número elevado de pacientes e pela necessidade constante de agilidade nos atendimentos. A situação também tem sido acompanhada por autoridades locais, que já discutem sobre novas estruturas hospitalares na cidade, com o objetivo de ampliar a cobertura da rede pública e desafogar o HU.

Em nota oficial, o hospital afirmou:

O HU-Univasf/Ebserh informa que é um hospital de porta aberta, referência em média e alta complexidade para traumato-ortopedia e neurocirurgia, entre outras especialidades, e presta assistência a pacientes de 53 municípios. Entre janeiro e maio deste ano, a unidade contabilizou mais de 31 mil atendimentos, o que evidencia a elevada demanda por serviços de urgência e emergência na região.

A instituição reconhece que opera acima da capacidade, mas não mede esforços para garantir a continuidade e a qualidade da assistência. Para isso, tem adotado diversas medidas, como o reforço das equipes, melhorias estruturais, aquisição de novos equipamentos, ampliação de leitos e turnos de cirurgia, além da realização de mutirões para agilizar procedimentos.

O HU-Univasf segue em diálogo com gestores públicos e reafirma seu compromisso com a saúde, o ensino, a pesquisa e a inovação a serviço da vida e dos usuários do SUS.

carlosbritto

Publicidade
Publicidade