
Durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (17), na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim, o vereador Jeorge Catatau apresentou o Projeto de Lei nº 140/2025, que institui, no âmbito do município, a campanha de prevenção e combate ao câncer de intestino. A proposta visa incluir no calendário oficial de eventos do município a campanha “Março Azul”, alinhada à mobilização nacional promovida pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP).
A iniciativa busca ampliar a conscientização da população bonfinense sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal, conhecido por ser o terceiro tipo mais letal da doença no mundo. A campanha “Março Azul-Marinho”, reconhecida internacionalmente e criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo principal alertar a população sobre os riscos da doença e incentivar o rastreamento preventivo.
De acordo com dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), o Brasil registrou um aumento alarmante de 80,3% nos casos de câncer colorretal entre 2015 e 2023. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam 45.630 novos casos por ano no país entre 2023 e 2025, a maioria detectada em estágios avançados.
“Essa doença mata muitos brasileiros a cada ano por falta de ações mais efetivas e exposição de informações mais eficiente à população. Ações de combate e prevenção são a melhor maneira de se evitar a doença e de buscar o tratamento precoce e, consequentemente, a cura na maioria dos casos. Espero que esse projeto seja aprovado e que o nosso calendário municipal passe a ter uma campanha exclusiva para os bonfinenses”, destacou vereador Jeorge Catatau.
















