
O prefeito de Serra Preta, município do centro norte da Bahia, Franklin Leite (Avante), oficializou nesta terça-feira (8) seu apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante audiência com o petista na sede do governo estadual. Apesar de ter feito campanha em 2022 para o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) e para a então candidata Roberta Roma (PL), Franklin afirmou que a partir de agora será “mais um soldado do governo”.
A reunião contou com uma comitiva formada por mais de 20 pessoas, entre elas o presidente da Câmara Municipal, Diego Campos (Solidariedade), vereadores e secretários. “Não votei no senhor para governador, mas a partir de hoje estarei ao seu lado”, disse Campos, ao reforçar o apoio ao governador.
Debandada
A adesão do prefeito de Serra Preta é mais um capítulo do movimento de debandada de antigos aliados de Neto rumo à base governista. Desde o início do ano, prefeitos de cidades estratégicas como Brumado, Guanambi, Paulo Afonso, Buritirama e Coaraci já declararam apoio a Jerônimo. Embora o número exato de gestores aliados ainda não seja divulgado oficialmente, a tendência de crescimento da base do governo no interior é evidente.
Nos bastidores, o movimento é visto como parte do esforço de Jerônimo em consolidar uma aliança robusta para 2026. Apesar disso, o governador nega ter intenção eleitoral imediata, alegando que sua agenda com prefeitos tem foco exclusivo na execução de políticas públicas e no fortalecimento da gestão ao lado dos gestores municipais.
Bahia.ba