
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (23) que Israel e Irã chegaram a um acordo para encerrar as hostilidades. Segundo ele, um cessar-fogo “completo e total” deve entrar em vigor dentro de cerca de seis horas.
O comunicado foi feito por Trump em sua rede social, a Truth Social. Conforme o presidente norte-americano, os dois países já começaram a reduzir suas operações militares, e a expectativa é que o conflito seja encerrado de forma definitiva em até 24 horas.
Trump mencionou que o processo será gradual, com um “desenrolar periódico” das ações, até que a trégua esteja plenamente implementada.
“Parabéns a todos! Foi totalmente acordado entre Israel e Irã que haverá um CESSAR-FOGO completo e total (em aproximadamente 6 horas a partir de agora, quando Israel e Irã tiverem concluído suas missões finais em andamento!), por 12 horas, momento em que a guerra será considerada ENCERRADA!”, iniciou ele.
“Oficialmente, o Irã iniciará o cessar-fogo e, ao completar 12 horas, Israel iniciará o cessar-fogo e, ao completar 24 horas, o fim oficial da GUERRA DE 12 DIAS será celebrado pelo mundo. Durante cada cessar-fogo, o outro lado permanecerá PACÍFICO e RESPEITOSO. Supondo que tudo ocorra como deve, o que certamente acontecerá, gostaria de parabenizar ambos os países, Israel e Irã, pela resistência, coragem e inteligência para encerrar o que deve ser chamado de “GUERRA DE 12 DIAS”.”continuou o republicano.
“Esta é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não durou, e nunca durará! Deus abençoe Israel, Deus abençoe o Irã, Deus abençoe o Oriente Médio, Deus abençoe os Estados Unidos da América, e DEUS ABENÇOE O MUNDO!”, concluiu o presidente.
BN