Publicidade

Xiaomi apresenta hoje seu novo smartphone e admite que pretende produzir carros elétricos

William Lu, presidente da Xiaomi Group, anuncia novo smartphone em evento no Havaí — Foto: Bruno Rosa

A gigante chinesa Xiaomi apresenta hoje o seu novo smartphone Xiaomi 14. A empresa, terceira maior fabricante de celulares do mundo, atrás apenas da sul-coreana Samsung e da americana Apple, terá agora dois modelos: um mais básico e outro da linha Pro.

Serão os primeiros modelos da companhia com elementos de inteligência artificial embutidos, o que vai permitir uma série de novas funções como assistentes pessoais mais interativos. Além disso, William Lu, presidente da Xiaomi Group, confirmou ontem que a companhia vai lançar em 2024 seu primeiro carro elétrico inteligente.

Vazamentos sobre os segredos do novo modelo apontam que o novo Xiami 14 terá um design semelhante ao do novo iPhone 15, porém com menos bordas. A câmera principal terá resolução de até 50 MP, fruto de uma parceira com a fabricante de lentes Leica. As cores serão verde, rosa, preto e branco. A memória deve chegar a 1 TB.

US$ 3 bi em investimentos

O executivo, que participa do Snapdragon Summit, evento que reúne diversos fabricantes, operadoras e analistas do setor de tecnologia no Havaí, nos Estados Unidos, afirmou ainda que a estratégia da companhia é oferecer um verdadeiro ecossistema de produtos aos usuários. A empresa vai muito além dos celulares e tem investido na chamada internet das coisas (IoT), com vários tipos de produtos inteligentes.

William Lu, presidente da Xiaomi Group, exibe o novo smartphone da chinesa, o Xiaomi 14 — Foto: Bruno rosa

William Lu, presidente da Xiaomi Group, exibe o novo smartphone da chinesa, o Xiaomi 14 — Foto: Bruno rosa

Segundo ele, a Xiaomi conta com um total de 654 milhões de produtos conectados ao redor do mundo, em uma lista que vai de cobertores inteligentes a relógios, balanças e bicicletas com funções on-line.

— Esse número não inclui os celulares. Estamos investindo neste ano US$ 3 bilhões em tecnologia. Nos últimos seis anos, esse número aumentou seis vezes. Estamos em 99 áreas especializadas para ter uma gama diversificada, como o robô humanoide, o CyberOne. Neste ano, vamos refinar a nossa estratégia, investindo em setores de longo prazo — afirmou Lu.

O executivo, ao anunciar a data do lançamento do Xiaomi 14, principal smartphone da companhia, disse que a IA integrada ao aparelho é fruto da parceria com a Qualcomm, que vai anunciar nesta semana o seu novo processador, o Snapdragon 8 Gen 3.

— É a primeira vez que um fabricante lança ao mesmo tempo um smartphone já com o novo processador. O novo smartphone vai rodar 6 bilhões de variáveis, o que vai permitir maior velocidade na interação com seu usuário e menor consumo de energia — disse Lu.

Segundo o líder da companhia chinesa, o novo aparelho vai conseguir abrir 30 aplicativos em 140 segundos. Ele destacou ainda a melhor experiência para os gamers, com maior atualização de telas por segundo, o que confere maior fluidez aos jogos.

Publicidade
Publicidade