
O iPhone conta com muitos recursos nativos que dispensam a necessidade de download de aplicativos de terceiros, facilitando — e muito — a vida de seus usuários. Seja para poupar a sua bateria na rua, evitando que você fique sem conexão com o mundo enquanto está fora de casa, ou para evitar incômodos em momentos que exigem concentração, essas funcionalidades podem ser acessadas em poucos cliques. O Modo Foco é um desses, e para além do conhecido “Não Perturbe”, permite configurar focos para o trabalho, por exemplo, restringindo notificações e ligações de aplicativos e contatos. Além disso, se precisar escanear um documento urgente, o iOS conta com seu próprio scanner, que pode ser acessado pelo aplicativo Notas. Há, ainda, os alertas que te ajudam a monitorar o seu uso no celular e torná-lo mais consciente, como os do Tempo de Uso e Distância da Tela. A seguir, confira 5 funções do iPhone que podem ser suas aliadas no dia a dia.
Funções do iPhone para agilizar sua rotina em 2026
Nesta lista, você confere cinco funções nativas do sistema operacional iOS que são possíveis aliadas na produtividade e otimização do tempo dos usuários. Veja, abaixo, o índice da matéria:
- Ativar modo economia ao sair de casa
- Modo foco que vai além do não perturbe
- Scanner de documentos
- Alertas de uso do celular
- Copiar texto de imagens salvas
1. Ativar modo economia ao sair de casa
Ativar o modo de economia de bateria limita as atividades em segundo plano e a velocidade da CPU, além de diminuir a taxa de atualização da tela. Isso fará com que a bateria do seu iPhone seja prolongada até a próxima carga, o que é especialmente útil quando se passa um longo período longe de casa, sem o carregador ou um local adequado para recarregá-lo. Dessa forma, seu celular não te deixa na mão caso você precise usar o Google Maps, fazer uma ligação ou pedir o Uber. Para colocar o iPhone em modo de economia basta deslizar a tela para baixo e tocar no ícone de bateria. Geralmente, o recurso conta com um atalho na Central de Controle para acesso rápido.

2. Modo Foco que vai além do “Não Perturbe”
O modo Foco do iPhone é um recurso que reduz distrações, como mensagens e notificações de apps, para ajudar você a se concentrar em uma tarefa. Para isso, ele fornece algumas alternativas que podem ser personalizados, como Trabalho, Pessoal ou Sono, além de outras opções para serem criadas e configuradas. Ao definir um foco, você pode silenciar temporariamente todas as notificações ou permitir apenas algumas específicas, selecionando as pessoas e os apps dos quais deseja recebê-las.
Sendo assim, ao configurar o Foco Trabalho, por exemplo, dá para selecionar apenas os contatos de seus colegas e apps que utiliza para trabalhar. Este recurso do iPhone é altamente personalizável, com a possibilidade, ainda, de “criar” uma Tela de Início ou Bloqueio temporária, apenas com apps e widgets relevantes para o Foco ativo. O usuário também consegue definir horários para que o modo Foco seja ativado automaticamente. A personalização de um Foco fica disponível no painel de Ajustes do iPhone.

3. Scanner de documentos
Muitos usuários talvez não saibam, mas o iPhone conta com um scanner nativo de documentos integrado discretamente ao app de Notas ou Arquivos do dispositivo. Para escanear um documento, basta abrir o app Notas e seguir o passo a passo:
- Crie uma nota;
- Toque no botão Anexo (ícone de um clips) e, em seguida, toque em Escanear Documentos;
- Aponte a câmera para o documento.
- Se o dispositivo estiver no modo Automático, o documento será escaneado automaticamente. Caso contrário, toque no botão do Obturador da câmera ou pressione um dos botões de Volume. Em seguida, arraste os cantos para ajustar o escaneamento ao tamanho da página e depois toque em Manter Escaneamento.
- Toque em Salvar ou adicione outros escaneamentos ao documento.
Ao concluir, o documento ficará salvo como arquivo PDF na nota e pode ser compartilhado.

4. Alertas de uso do celular
O iPhone permite monitorar a forma como você usa o seu smartphone, enviando alertas para facilitar esse controle. O Tempo de Uso (nos Ajustes) monitora o período em que o usuário utiliza o celular durante o dia, o que é interessante para aqueles que desejam entender em quais apps gastam mais tempo. Nele, também é possível determinar tempos de limite de uso, em Limites de Apps, para desenvolver uma relação mais saudável com o aparelho. Ao atingir esse tempo limite, o celular poderá bloquear o app para uso, enviando um alerta com cinco minutos de antecedência.
Neste mesmo recurso, é possível configurar um Tempo de Repouso, definindo um período para não utilizar o aparelho. Por padrão, o iOS também envia uma notificação 5 minutos antes do início do período de inatividade programado. Outro alerta útil para usar o iPhone de forma mais consciente é o de distância da tela. Ao ativar essa função, o aparelho emite um alerta visual quando a tela está muito perto do seu rosto (menos de 30 cm) por um período prolongado, visando prevenir a fadiga ocular e futuros problemas de visão. O recurso está disponível para modelos de iPhones compatíveis com o Face ID, também na seção de Tempo de Uso.

5. Copiar textos de imagens salvas
O iPhone oferece um recurso que permite copiar textos presentes em imagens. Escolha a imagem que deseja extrair alguma informação escrita na Galeria e pressione o dedo sob o texto. Isso irá destacá-lo permitindo copiar e colar onde deseja, como em um app de mensagens para compartilhar com algum contato. Além disso, o próprio iPhone reconhece links, e-mails e números de telefone. Quando você clica sobre eles, poderá ser redirecionado para o navegador, abrir o aplicativo de e-mail ou para realizar uma chamada telefônica.

















