O WhatsApp se prepara para lançar novas funcionalidades ainda em 2025, aumentando as possibilidades de utilização do aplicativo para os usuários. De acordo com informações divulgadas por portais como o WABetaInfo, especializado no mensageiro, espera-se que a plataforma receba recursos como o “Threads”, que criam tópicos sobre assuntos específicos para serem acessados rapidamente. Além disso, a expectativa é que o app de mensagens da Meta conte com a criação de bots através do uso da inteligência artificial, ferramenta já lançada no Instagram. Nas linhas a seguir, saiba mais sobre as funções testadas pelo WhatsApp que devem ser lançadas ainda este ano.

1. Integração com o Instagram
Atualmente, o WhatsApp vem testando a função de inserir links externos ao perfil do usuário, através das configurações do mensageiro. Inicialmente, o foco será no Instagram, aumentando a integração entre as redes sociais desenvolvidas pela Meta. Nesse caso, bastará digitar o nome de usuário para o atalho ser criado e acessado pelos contatos. O link será mostrado abaixo da foto de perfil – onde atualmente são exibidas informações como o “recado” e o número de telefone vinculado à conta.
Além disso, de acordo com informações divulgadas pelo WABetaInfo, o mensageiro permitirá definir quem pode acessar o conteúdo. Também espera-se que futuramente a plataforma libere a vinculação de links relacionados a outros serviços além do Instagram. Vale lembrar que ainda não há uma data prevista para a liberação da novidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/5/H/woBER3T2a2ImvYjBHshA/teste-whatsapp-link-instagram.jpg?w=800&ssl=1)
2. Threads
Outro recurso interessante que vem sendo trabalhado pelo WhatsApp é a possibilidade de criar “tópicos” sobre determinados assuntos. Com isso, mensagens específicas terão todas as suas respostas agrupadas, evitando chats confusos e facilitando o acompanhamento do tema. Bastará tocar em uma mensagem para visualizar todas as respostas enviadas dentro dessa “cadeia”, sem precisar perder tempo buscando as informações em conversas bagunçadas. A novidade é ideal, por exemplo, para quem tem grupos com muitas pessoas. A expectativa é que as “Threads” sejam lançadas para conversas individuais, em grupo, comunidades e canais. Ainda em desenvolvimento, não existe data certa para a ferramenta ser disponibilizada para os usuários.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/4/U/0pfA0mQxqUr1X3ryNQag/wa-threaded-message-replies-chat-feature-android-scaled-1.webp?w=800&ssl=1)
3. Criar bots de inteligência artificial personalizado
O WhatsApp está testando chatbots de inteligência artificial e pretende implementá-los ao mensageiro ainda este ano, embora não exista uma data definida. A novidade abrangerá personagens populares de IA, com quem os usuários poderão trocar mensagens sobre diversos assuntos, além da possibilidade de criar bots próprios, definindo o nível de humor, tipo de linguagem e o objetivo principal. Com a atualização, será possível gerar imagens, adesivos e fazer buscas baseadas na Meta AI.
O novo recurso deverá substituir a aba “Comunidades” na tela inicial da plataforma e já está disponível na versão beta do aplicativo. No entanto, o número de testadores é limitado, e a opção de participar não está disponível no momento. O Instagram começou a disponibilizar a novidade, nesta sexta-feira (21), e espera-se que a novidade chegue a todos os usuários ainda em 2025.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/a/2/mSNASpQoGUme0SbbAmuA/whatsapp-beta-tab.webp?w=800&ssl=1)
4. Múltiplas contas no iOS
Disponível em atualizações futuras, o recurso de múltiplas contas no iOS permitirá que o WhatsApp seja acessado por várias contas dentro do mesmo aplicativo, sem que o usuário precise se desconectar para fazer o login novamente. O processo simplifica o gerenciamento de contas, sendo ideal para quem precisa administrar as mensagens vinculadas a mais de um número de telefone, seja para fins profissionais, pessoais, entre outros. Vale destacar que as notificações, backups e configurações permanecerão diferentes para cada número cadastrado, visto que cada um deles possuirá independência no mensageiro. O recurso, que já está disponível para Android desde 2023, deverá chegar aos dispositivos da Apple em breve.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/m/B/EYZNlARaW4QlbrwyTx3A/v-2025-03-20t080419.983.png?w=800&ssl=1)
Com informações de The Verge (1, 2 e 3) e WABetaInfo