O WhatsApp confirmou, na última terça-feira (18), que vai limitar o número de mensagens enviadas por usuários comuns e contas comerciais em listas de transmissão no aplicativo para Android e iPhone (iOS). O objetivo da medida é coibir spam no aplicativo, permitindo o envio de somente 30 mensagens por mês em contas individuais. Além disso, a Meta recomendou o uso do Status e dos Canais para usuários que queiram compartilhar mais atualizações no mensageiro. A seguir, confira mais detalhes sobre a novidade e o que ocorre na fase de testes.

A empresa confirmou a restrição nas listas de transmissão ao site TechCrunch, e garantiu que o bloqueio deverá ser implantado nas próximas semanas nas contas individuais, em fase de testes. Ao menos por enquanto, o número de contas que esse recurso pode agrupar não será modificado pela Meta, que continuará permitindo até 256 usuários. Vale lembrar que a funcionalidade permite disparar textos, fotos e vídeos ao mesmo tempo, para diversos número de contatos, facilitando a distribuição de conteúdos em massa.
Os perfis comerciais do WhatsApp também deverão ser afetados pela medida em um futuro próximo. Atualmente, as contas profissionais também desfrutam de envios ilimitados e gratuitos para as listas de transmissão, assim como os perfis individuais. Contudo, a big tech deve apresentar em breve uma versão paga para esses comerciantes. O pacote liberará, entre outros recursos, o envio de mensagens adicionais para os contatos agrupados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/W/U/ooXlE1SWeyB3zSdWLDDA/techtudo-115-m.jpg?w=800&ssl=1)
O que acontecerá na fase de testes
Na fase experimental, os comerciantes poderão enviar 250 mensagens personalizadas gratuitamente. Depois disso, terão que pagar por textos adicionais nas listas. A empresa não revelou os valores que serão cobrados para liberar os envios extras.
A Meta também deverá testar o envio de novas mensagens sazonais para contas profissionais em listas de transmissão. Esses conteúdos poderão ser usados para divulgar atualizações de produtos ou anunciar as vendas de fim de ano, por exemplo. Os perfis profissionais também deverão receber a possibilidade de agendar mensagens no mensageiro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/T/n/aCXgboQmqAdGMNxDj8ig/lista-de-transmissao-whatsapp.png?w=800&ssl=1)
Com informações de TechCrunch.