
Após 286 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore finalmente retornaram à Terra.
No começo da noite de terça-feira (18), a cápsula Dragon Freedom, da SpaceX, pousou nas águas do Golfo do México, próximo a Tallahassee, na Flórida, num processo chamado amerissagem – o pouso controlado de um veículo espacial no mar.
A missão que deveria durar apenas oito dias se estendeu por impressionantes nove meses, devido a problemas técnicos na cápsula Starliner, da Boeing, que originalmente deveria tê-los trazido de volta em junho de 2024.
Com o retorno da Starliner adiado indefinidamente, a solução encontrada foi embarcar Williams e Wilmore na cápsula Dragon Freedom, da SpaceX, que desacoplou da ISS na madrugada desta terça-feira.
O trajeto de volta incluiu várias fases críticas: o desacoplamento da estação, uma série de manobras orbitais para posicionar a cápsula corretamente, a queima de reentrada que desacelerou a nave, e finalmente a descida controlada até o oceano usando paraquedas.
Todo o processo de retorno durou aproximadamente 17 horas, desde o fechamento da escotilha até a amerissagem nas águas da costa da Flórida.

Astronautas se despedem de colegas que vão continuar na Estação Espacial. — Foto: NASA via REUTERS

Equipes de suporte já trabalhando na abertura da cápsula após o pouso na água. — Foto: NASA/Keegan Barber

Cápsula Crew Dragon contendo Butch Wilmore e Suni Williams é içada para um navio de recuperação após o retorno à Terra. — Foto: Nasa

Astronatua Suni Williams é auxiliada a sair da nave após o pouso. — Foto: Nasa

Astronauta Butch Wilmore após ser ajudado a sair da cápsula. — Foto: Nasa















