
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular entre os usuários. No entanto, mesmo com diversos recursos úteis para o dia a dia, a plataforma da Meta ainda apresenta algumas limitações. Um exemplo é a ausência de um espaço dedicado para backup e armazenamento na nuvem, o que impediria problemas na hora de restaurar os dados em novo dispositivo. Além disso, o mensageiro poderia se tornar mais funcional se permitisse um número maior de membros em grupos de bate-papo, que atualmente comportam no máximo 1.024 pessoas. A seguir, confira seis recursos que o WhatsApp ainda não tem, mas deveria ter.
1. Sem limitações em dispositivos vinculados
Um dos maiores problemas do WhatsApp é a limitação de dispositivos vinculados à conta. Atualmente, a rede social permite que você acesse as mensagens de cinco dispositivos ao mesmo tempo. Um deles, é o principal e os outros são os vinculados. No entanto, aumentar esse limite de dispositivos conectados ao mensageiro traria mais comodidade para os usuários que têm várias contas para administrar. Isso evitaria a necessidade do uso de diversos aparelhos para controlar contas diferentes.

2. Armazenamento em nuvem dedicado para backups
Quem usa o WhatsApp em horários alternativos já foi surpreendido pelo backup do conteúdo. Embora seja uma ação mais do que necessária, ela contém falhas. A principal é o armazenamento ser feito em servidores do Google e no iCloud para usuários de Android e iOS, respectivamente. Com isso, para recuperar o backup em um novo aparelho, é necessário fazê-lo manualmente – e se houver um problema com a conta Google ou iCloud, o conteúdo é perdido. Uma forma de contornar o empasse seria a rede social ter um espaço dedicado para armazenamento em nuvem, o que manteria os dados mais protegidos e agilizaria o backup.

3. Remover notificações de mensagens excluídas
A possibilidade de apagar mensagens no WhatsApp era um recurso muito aguardado pelos usuários, mas ninguém esperava que viesse com um “dedo-duro” embutido. O aviso “Esta mensagem foi excluída” gera curiosidade e pode até criar um mal-entendido entre o remetente e o destinatário. Enquanto um se questiona o que foi apagado, o outro precisa elaborar uma explicação convincente. O ideal seria que o app simplesmente removesse a mensagem sem deixar rastros para tornar o processo mais natural e discreto.

4. Temas que se aplicam a todo o aplicativo
O WhatsApp lançou recentemente uma opção de personalizar os chats com temas coloridos diferentes, mas, infelizmente, a novidade não se estende à interface completa do aplicativo. Seria interessante se a Meta ampliasse essa personalização e permitisse que o usuário escolhesse um tema para toda a plataforma. Isso ampliaria a possibilidade de personalizar o app ao gosto do usuário. Afinal, nem todo mundo é fã do verde predominante no app.
5. A opção de enviar mensagens silenciosas
Outro recurso que tornaria o WhatsApp ainda melhor seria a opção de enviar mensagens silenciosas para conteúdos não urgentes. Hoje, já é possível silenciar conversas individuais ou de grupos, mas o “modo silencioso” permitiria que o usuário enviasse uma mensagem sem gerar notificações para o destinatário. Isso seria útil para evitar distrações com alerta, especialmente em horários inapropriados.

6. Tamanhos maiores de bate-papo em grupo
Embora 1.024 participantes em um grupo de WhatsApp possam parecer muito, esse número ainda é insuficiente para o mundo empresarial. Expandir esse limite tornaria o aplicativo ainda mais funcional para a comunicação corporativa ao permitir que as organizações utilizassem o mensageiro como um canal oficial entre administração e colaboradores. Para efeito de comparação, o Telegram oferece grupos com capacidade para até 200 mil membros.

Com informações de Android Police
















