Publicidade

Tinder: emoji de laço, Coringa e BBB bombaram no app; veja retrospectiva

Tinder: emoji de laço, Coringa e BBB bombaram no app; veja retrospectiva — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Tinder liberou, nesta terça-feira (3), a Year in Swipe 2024, retrospectiva da plataforma que revela as principais tendências e preferências dos usuários ao longo do ano, desde os gostos musicais que mais fizeram sucesso, até as palavras mais utilizadas nas Bios. Segundo o relatório, divulgado em primeira mão pelo TechTudo, o termo mais usado nos perfis foi “Procurando por…”, demonstrando que a maioria das pessoas na plataforma está oferecendo e buscando transparência desde o início, buscando por parceiros de forma intencional. Outra tendência observada pelo Tinder é a busca por conexões autênticas e espontâneas, com encontros ao ar livre sendo prioridade para 40% dos solteiros.

A plataforma também revelou dados curiosos sobre o que bombou no Tinder em 2024, desde os emojis mais populares até as principais ocupações de quem usa o app para estabelecer conexões. No Brasil, temas como o reality show Big Brother Brasil, o filme Coringa, e futebol estiveram em alta nas Bios, Descrições e Interesses dos solteiros. Quem quiser se preparar melhor para o ano de 2025 ainda pode contar com a ferramenta Vision Board do Year in Swipe, um recurso interativo de mood boards que permite recapitular o ano de 2024 e definir intenções para 2025. Abaixo, confira mais detalhes sobre as tendências no app.

Tinder Year in Swap 2024 revela tendências de relacionamento no app — Foto: Divulgação/Tinder
Tinder Year in Swap 2024 revela tendências de relacionamento no app — Foto: Divulgação/Tinder

Tendências de 2024 e o que esperar de 2025

Algo que ficou bastante claro na retrospectiva do Tinder é que os hábitos e expectativas dos solteiros estão mudando, e 2024 trouxe novidades que apontam para conexões mais conscientes e autênticas. Talvez o ponto mais relevante do levantamento é que a busca por maior clareza nas intenções e a valorização de momentos espontâneos foi o que pautou, ao menos em algum nível, todas as interações na plataforma. Por exemplo, mais da metade dos entrevistados afirmou que já estabelece limites claro logo no início das interações, e pelo menos 20% planejam utilizar o recurso de Vision Boards para criar quadros de valores e visões com os quais estejam alinhados, para melhorar as chances de dar match com pessoas com formas similares de encarar a vida.

Os “Encontros do Destino” foram outro fenômeno interessante observado — que o Tinder apelidou carinhosamente de Kiss-met. A ideia é aproveitar a “magia da casualidade” para estabelecer laços mais espontâneos, e para isso, quase 40% dos solteiros pretendem priorizar atividades ao ar livre, como trilhas, e outros 34% buscam experiências divertidas e descontraídas, como aulas de cerâmica. Ao partir para experiências mais reais, fica mais fácil conhecer o lado mais espontâneo e autêntico de pares em potencial, longe dos ambientes controlados com o mesmo protocolo batido de sempre.

Também no sentido da espontaneidade, os Nano-ships, ou mini-relacionamentos, também ganharam bastante relevância. Não se trata apenas de encontros casuais aleatórios, mas experiências profundas e sinceras que duram o que precisam durar, de uma troca de olhares a uma conversa de horas, e cada uma dessas experiências têm seu valor. Esse tipo de interação revela que a comunidade do Tinder está mais otimista, e que mesmo os detalhes podem ter impactos extremamente significativos.

Comunidade do Tinder buscou relacionamentos significativos ao longo de 2024 — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Comunidade do Tinder buscou relacionamentos significativos ao longo de 2024 — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Nem só de namoradinhos, rolos e ficantes, consistem os relacionamentos modernos, e o apoio emocional de amigos se provou crucial para os usuários do Tinder em 2024. Mais de 60% dos solteiros entrevistados comunicaram abertamente suas inseguranças com amizades e confidentes, buscando conselhos amorosos, e quase 20% pediram a essas amizades que analisassem o perfil dos dates em potencial antes de marcar o encontro. Esse movimento demonstra que a comunidade do Tinder está, cada vez mais, aprendendo a comunicar seus sentimentos sem medo de julgamento, e isto, fatalmente, se reflete também na forma como essas pessoas se relacionam com seus matches.

O resultado dessa combinação de comportamentos é que a comunidade do Tinder não está mais buscando “qualquer afeto”, mas relacionamentos de qualidade, com potencial para durar. Tanto que o fator mais valorizado foi a confiança, sendo exigência de 40% dos entrevistados, ficando a frente da atração física, com 35%, e até de compartilhar valores, ponto relevante para 30% das pessoas. Já nos pontos que são considerados “deal breakers”, estão a grosseria e a higiene pessoal — ou, no caso, a falta dela. Cerca de metade das pessoas consideram o descaso com higiene um ponto inegociável, e 44% não toleram desrespeito.

O que bombou no Tinder em 2024

A plataforma revelou as principais tendências no aplicativo de relacionamentos neste ano. Abaixo, confira os dados colhidos globalmente nas Bios, Descrições e Interesses no Tinder entre 1º de janeiro e 1º de outubro de 2024.

Emojis em alta

  1. 🎀: “Esta sou eu… se é que você se importa 🎀” – Os jovens solteiros abraçaram o charme descontraído, com um toque de mistério, de ser uma pessoa atraente… se é que você se importa!”;
  2. ☁: “Os altos e baixos ☁” – O emoji da nuvem negra apareceu em bios refletindo uma visão realista sobre o relacionamento. Neste ano, as pessoas não têm medo de reconhecer os altos e os baixos ocasionais – porque, vamos ser sinceros, o relacionamento nem sempre é um mar de rosas!;
  3. 🎒: “Novas aventuras me aguardam 🎒” – Com a mochila nas costas ou prontos para a próxima jornada da vida, o emoji de mochila fez sucesso entre aqueles que buscam parceiros aventureiros. Seja para uma trilha ou uma viagem internacional, os solteiros estão preparados e prontos para a aventura;
  4. 🖐: “Aqui para conexões reais 🖐”, “Mão aberta” – esse emoji ganhou popularidade entre aqueles que buscam transparência e sinceridade. Um clima de “sem jogos” irradia essas bios, incentivando uma conexão genuína desde o início;
  5. 🦉: “Conversas profundas tarde da noite são bem-vindas 🦉” – conversas noturnas e reflexões profundas colocaram o emoji de coruja no topo. Esse símbolo se tornou o cartão de visita dos notívagos e daqueles que valorizam sabedoria e conversas significativas.

Nomes mais comuns para homens no Tinder

  1. Alex
  2. Daniel
  3. David
  4. Lucas
  5. Chris
  6. John
  7. Carlos
  8. James
  9. Gabriel
  10. Michael

Nomes mais comuns para mulheres no Tinder

  1. Maria
  2. Laura
  3. Anna
  4. Ana
  5. Sara
  6. Sarah
  7. Emma
  8. Emily
  9. Julia
  10. Sofia

Signos mais atraentes para homens

  1. Gêmeos
  2. Touro
  3. Virgem
  4. Peixes
  5. Leão
  6. Escorpião
  7. Sagitário
  8. Câncer
  9. Áries
  10. Aquário
  11. Libra
  12. Capricórnio

Signos mais atraentes para mulheres

  1. Virgem
  2. Leão
  3. Gêmeos
  4. Escorpião
  5. Touro
  6. Peixes
  7. Sagitário
  8. Aquário
  9. Libra
  10. Câncer
  11. Áries
  12. Capricórnio

Interesses em alta

  1. Video game
  2. Spa
  3. Playlists
  4. Heavy Metal
  5. Músicas novas

Principais cursos universitários

  1. Ciência da Computação
  2. Psicologia
  3. Finanças
  4. Engenharia Mecânica
  5. Biologia
Tinder revela tendências gerais e locais na plataforma em 2024 — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Tinder revela tendências gerais e locais na plataforma em 2024 — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

O que bombou no Tinder no Brasil em 2024

A nível de Brasil, a retrospectiva do Tinder revelou ainda mais detalhes sobre os interesses dos solteiros. Abaixo, confira as palavras que mais cresceram nas Bios, as séries preferidas e os tipos de date que bombaram no app em 2024.

Palavras Que Mais Cresceram nas Bios

  1. Rede
  2. Explorar
  3. Misterioso
  4. Profundas
  5. Valorizo

Top Séries de TV

  1. Um Dia
  2. BBB
  3. A Fazenda
  4. The Boys
  5. House of the Dragon

Top Filmes

  1. Coringa
  2. Rivais
  3. Wicked
  4. Deadpool & Wolverine
  5. Beetlejuice

Top Estilos de Comunicação

  1. Melhor falar pessoalmente
  2. Fico no WhatsApp o dia todo
  3. Demoro pra responder no WhatsApp
  4. Fico o dia inteiro no Whats
  5. Gosto de falar no telefone

Top Esportes

  1. Futebol
  2. Vôlei
  3. Basquete
  4. Skate
  5. Surf

Top Times de Futebol

  1. Santos
  2. São Paulo
  3. Flamengo
  4. Corinthians
  5. Fluminense

Top Músicas do Spotify

  1. Die With A Smile (Lady Gaga, Bruno Mars)
  2. Taste (Sabrina Carpenter)
  3. Good Luck, Babe! (Chappell Roan)
  4. Not Like Us (Kendrick Lamar)
  5. Please Please Please (Sabrina Carpenter)

Top Artistas do Spotify

  1. Sabrina Carpenter
  2. Kendrick Lamar
  3. Billie Eilish
  4. Ariana Grande
  5. Jack Harlow

Top Causas Sociais

  1. ESG
  2. Guerra
  3. Saúde mental
  4. Inclusão de pessoas com deficiência
  5. Rio Grande do Sul

Top Celebridades

  1. Iza
  2. Liniker
  3. MC Cabelinho
  4. Veigh
  5. Anitta

Top Tipos de Dates

  1. Filme
  2. Vinho
  3. Cinema
  4. Cerveja
  5. Trilha

Top Linguagens do Amor

  1. Tempo de qualidade
  2. Toque físico
  3. Elogios
  4. Gestos de serviço
  5. Presentes

Países Mais Populares para Usar a Função Passaporte

  1. Estados Unidos
  2. Portugal
  3. Itália
  4. França
  5. Espanha

Top Signos

  1. Touro
  2. Áries
  3. Aquário
  4. Peixes
  5. Leão

Estilo de Vida | Bebida

  1. Socialmente, aos fins de semana
  2. Bebo com moderação
  3. Em ocasiões especiais
  4. Não curto
  5. Quase toda noite

Principais Comportamentos e Tendências de Relacionamento

  1. Relacionamento aberto
  2. Ficante
  3. Trisal
  4. Red flag
  5. Conversante

Top Influenciadores Digitais

  1. Chico Moedas
  2. Zabela
  3. Vapo
  4. Blogueirinha
  5. Lactea

Top Trends do TikTok

  1. POV
  2. Presente misterioso
  3. CAPS
  4. Casca de bala
  5. Educação positiva

Top Pets

  1. Cachorro
  2. Gato
  3. Gosto de todos
  4. Não tenho pets
  5. Não tenho, mas amo

Top Profissões

  1. Jornalista
  2. Dentista
  3. Fisioterapeuta
  4. CEO
  5. Ator/Atriz

Mais do TechTudo

Publicidade
Publicidade