Entre os dias 29 e 30 de outubro, o Sindicato dos Servidores em Educação de Ponto Novo (SINSEPN) participa do Seminário Internacional da Educação, um evento promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que reúne dirigentes e representantes de entidades sindicais ligadas ao setor educacional. Com o tema central “Do local ao global, fortalecendo a educação pública e a organização sindical!”, o evento ocorre em paralelo à reunião dos Ministros da Educação do G20, proporcionando um espaço único para debates de relevância global e local.
Durante o evento, que se estende até 1º de novembro com o Conselho da CNTE, o SINSEPN concretizará sua filiação à CNTE, marcando um avanço significativo na representação dos trabalhadores em educação de Ponto Novo e contribuindo para a unificação da luta pela valorização da educação pública no Brasil. Este marco ocorre em meio a discussões que incluem o papel transformador da educação, o fortalecimento das entidades sindicais e o apoio mútuo entre organizações dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e Sindicatos de Educação (CPLP-SE).
As atividades, abordam questões críticas, como a falta crescente de professores apontada pela Unesco, desafios no financiamento do setor, além da importância da valorização dos profissionais de educação. Em celebração ao 25º aniversário da CPLP-SE, uma cerimônia especial será realizada hoje, às 19h30, consolidando a relevância da confederação no contexto educacional global.
Representantes de diversas entidades, incluindo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE) e a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES), também estão presentes, reforçando a importância do diálogo e da união sindical para o fortalecimento da educação em todas as suas esferas.
agenciadc