Publicidade

WhatsApp: 9 ajustes que todo mundo deveria fazer no aplicativo

WhatsApp tem diversos recursos que podem proteger a privacidade de usuários e aprimorar a usabilidade do aplicativo, disponível para Android e iPhone (iOS). A função para tirar o “online” e o “visto por último”, por exemplo, podem evitar o recebimento de mensagens em momentos indesejáveis, enquanto o bloqueio do download automático de mídias pode evitar a sobrecarga no armazenamento interno do celular. Já o envio de fotos em HD ajuda a compartilhar registros com amigos e familiares sem perder a qualidade das imagens. Abaixo, confira nove recursos do WhatsApp que vão mudar sua forma de usar a rede social e saiba como ativá-los.

WhatsApp: conheça seis ajustes que você deveria fazer agora mesmo no aplicativo — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

1. Desativar download automático de mídias

Desativar o download automático de mídias do WhatsApp ajuda a evitar que o armazenamento do celular fique cheio com fotos e vídeos recebidos nos grupos do mensageiro. Para impedir que isso aconteça, acesse as configurações do app e clique sobre “Armazenamento e dados”. Depois, acesse as abas “Fotos”, “Áudio”, “Vídeos” e “Documentos” e selecione a opção “Nunca”. Assim, sempre que receber um arquivo pelo mensageiro, será necessário clicar sobre ele para que o download das mídias seja concluído.

Desativando o download automático de mídias no WhatsApp — Foto: Reprodução/Clara Fabro
Desativando o download automático de mídias no WhatsApp — Foto: Reprodução/Clara Fabro

2. Ativar o backup automático

Ativar backup automático do WhatsApp fundamental para manter os dados do aplicativo salvos na nuvem. Assim, o usuário pode recuperar as conversas caso perca o celular, ou seja furtado, por exemplo. Para ativar o backup automático do mensageiro, acesse as configurações do aplicativo e clique em “Conversas”. Depois, selecione a opção “Backup de conversas” e, por fim, clique em “Backup automático”. Para finalizar o procedimento, basta indicar a periodicidade com que você deseja que a cópia de segurança seja feita — diária, semanal ou mensalmente.

É possível configurar o backup automático do WhatsApp para salvar as conversas diariamente, semanalmente ou mensalmente — Foto: Reprodução/Clara Fabro
É possível configurar o backup automático do WhatsApp para salvar as conversas diariamente, semanalmente ou mensalmente — Foto: Reprodução/Clara Fabro

3. Permitir que apenas contatos vejam sua foto de perfil

Um recurso que pode ajudar a evitar o golpe de clonagem de WhatsApp é a função que permite deixar a foto de perfil visível apenas para contatos. Com o recurso ativado, é possível evitar que pessoas desconhecidas tenham acesso à sua foto de perfil do app e tentem se passar por você para pedir dinheiro, uma fraude que ficou popular no mensageiro nos últimos anos. Para ativar o recurso no app, acesse as configurações e clique sobre a aba “Privacidade”. Depois, toque sobre “Foto do perfil” e selecione a opção “Meus contatos”.

Permitindo que apenas contatos do WhatsApp consigam visualizar a foto do perfil — Foto: Reprodução/Clara Fabro
Permitindo que apenas contatos do WhatsApp consigam visualizar a foto do perfil — Foto: Reprodução/Clara Fabro

4. Desativar o “Visto por último” e “Online”

Para ter mais de privacidade no WhatsApp, uma opção é desativar os indicativos “Online” e “Visto por último”. Assim, os contatos não saberão qual foi o último horário em que o usuário visualizou uma mensagem, e nem quando ele esteve ativo no mensageiro. Para isso, vá até as configurações do app e clique em “Privacidade”. Depois, toque sobre a aba “Visto por último e online” e selecione as opções “Ninguém” e “Mesmo que ‘visto por último'”.

Tirando o "online" e o "visto por último" do WhatsApp — Foto: Reprodução/Clara Fabro
Tirando o “online” e o “visto por último” do WhatsApp — Foto: Reprodução/Clara Fabro

5. Proteger seu endereço de IP

É possível proteger o endereço de IP do celular ao fazer ligações pelo WhatsApp para impedir que terceiros tenham acesso à localização do usuário. Para isso, vá até os ajustes do app e clique sobre “Privacidade”. Na sequência, selecione a opção “Configurações avançadas” e ative a chave ao lado de “Proteger endereço de IP nas ligações”.

Ativando a opção "Proteger endereço IP nas ligações" no WhatsApp — Foto: Reprodução/Clara Fabro
Ativando a opção “Proteger endereço IP nas ligações” no WhatsApp — Foto: Reprodução/Clara Fabro

6. Configurar as notificações do app

É possível configurar as notificações do WhatsApp e ajustá-las da maneira como o usuário preferir. Com o recurso, você pode escolher um som diferente para cada tipo de notificação e como elas aparecem no celular. O app permite, ainda, desativar as prévias que aparecem no topo da tela quando se está usando o aparelho, por exemplo. Para editar os alertas do mensageiro, vá até os ajustes do WhatsApp e clique sobre “Notificações”.

Configurando as notificações do WhatsApp — Foto: Reprodução/Clara Fabro
Configurando as notificações do WhatsApp — Foto: Reprodução/Clara Fabro

7. Enviar fotos em HD

O WhatsApp conta com um recurso que permite enviar fotos em alta qualidade nativamente pelo app. Antigamente, ao enviar uma imagem, o mensageiro corrompia a qualidade para as fotos ficarem mais leves e o envio mais rápido. No entanto, atualmente é possível enviar fotos em HD sem perder a qualidade. Para usar o recurso, basta clicar sobre o símbolo de “HD” que aparecerá no lado superior direito da tela quando for enviar a foto para um contato, e selecionar a opção “Qualidade em alta definição”.

Enviando fotos com qualidade HD no WhatsApp — Foto: Reprodução/Clara Fabro
Enviando fotos com qualidade HD no WhatsApp — Foto: Reprodução/Clara Fabro

8. Trancar conversas

O WhatsApp permite que usuários tranquem as conversas no app e as protejam com senha. O recurso pode evitar que curiosos tenham acesso a chats sensíveis, por exemplo, e é simples de usar. Para trancar uma conversa, basta tocar e pressionar o chat por alguns segundos até que uma caixa flutuante com opções apareça na tela. Em seguida, selecione a opção “Trancar conversa”. A partir de então, os chats trancados ficarão disponíveis em uma nova aba do app, que aparecerá acima de “Arquivadas” e só poderá ser acessada após a confirmação da senha.

Trancando uma conversa no WhatsApp  — Foto: Reprodução/Clara Fabro
Trancando uma conversa no WhatsApp — Foto: Reprodução/Clara Fabro

9. Ativar a verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas é uma função de segurança que ajuda a evitar que pessoas mal intencionadas tenham acesso à conta. Com o recurso, o usuário deve inserir um código de confirmação, enviado por e-mail, SMS ou ligação telefônica sempre que for logar sua conta em um novo dispositivo.

Para ativar a camada de proteção, acesse os ajustes do WhatsApp e clique em “Conta”. Depois, selecione a opção “Confirmação em duas etapas” e siga o passo a passo indicado na tela para configurar o recurso.

A confirmação em duas etapas ficou conhecida após tentativas de golpes aplicadas nos usuários — Foto: Reprodução/WhatsApp
A confirmação em duas etapas ficou conhecida após tentativas de golpes aplicadas nos usuários — Foto: Reprodução/WhatsApp

Com informações de MakeUseOf

Publicidade
Publicidade