Na manhã desta sexta-feira (23), a candidata a prefeita de Ponto Novo, Fabiane Azevedo, acatou uma decisão da Justiça Eleitoral e retirou de sua página oficial no Instagram uma pesquisa com dados falsos, conforme apontado em representação da Coligação “Ponto Novo é do Povo”.
A decisão judicial foi tomada após a coligação alegar que a pesquisa divulgada por Fabiane não estava registrada no sistema PesqEle do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e continha informações sem comprovação de origem.
Além da remoção da publicação, Fabiane Azevedo foi obrigada a postar uma retratação pública em seu perfil no Instagram, que deverá permanecer disponível por um período de 10 dias. Na retratação, a candidata informou que a pesquisa publicada anteriormente não deve ser levada em consideração pela ausência de dados que comprovem a veracidade das informações divulgadas.
O descumprimento da decisão judicial implicaria em uma multa diária de R$ 5.000,00, além de uma multa adicional de R$ 50.000,00 caso a retratação não fosse publicada conforme determinado pelo juiz.