
O Google liberou, na última quarta-feira (7), novos recursos de proteção contra roubo para o sistema Android, que estão sendo testados em primeira mão no Brasil. As funcionalidades foram desenvolvidas para garantir a segurança de dados armazenados nos dispositivos, como apps de banco, fotos e contas de e-mail e redes sociais, em caso de roubo. Os recursos devem ser ativados previamente no celular e podem ajudar, ainda, na recuperação do aparelho perdido. Com o novo “modo ladrão”, o sistema operacional pode bloquear a tela automaticamente ao detectar um movimento brusco, ou quando o dispositivo ficar muito tempo off-line. O usuário também pode fazer o bloqueio rapidamente de maneira remota, a partir de seu número de telefone.
Com as medidas, o Google visa ajudar o dono do aparelho Android a ganhar tempo para acessar o Encontre Meu Dispositivo, sistema da empresa que permite localizar e resetar o celular roubado, apagando todas as informações sensíveis contidas nele. A seguir, confira tudo sobre o novo “modo ladrão” do Android, conheça as funções liberadas e saiba como ativar o pacote de proteção no seu dispositivo.
O que é o “modo ladrão” do Android?
O “modo ladrão” do Android é um pacote de recursos de proteção contra roubo liberados pelo Google. As ferramentas foram apresentadas pela primeira vez em maio na Google I/O 2024, conferência anual da empresa, enquanto a escolha do Brasil para testes foi revelada em junho. O país foi selecionado por estar na lista de locais com os maiores índices de roubo de smartphones no mundo. A versão beta da ferramenta já está disponível para usuários que tenham Android 10 ou superior.
Foram três ferramentas lançadas. O Bloqueio de Detecção de Roubo usa inteligência artificial (IA) para bloquear a tela do aparelho em caso de movimentos bruscos, já o Bloqueio Remoto permite bloquear o display à distância a partir apenas do número de telefone. Por fim, o Bloqueio de Dispositivo Off-line blinda o celular após longos períodos de desconexão com a internet.
Para utilizar as funções, é preciso ter um celular com sistema Android 10 ou superior e ativar os recursos a partir das configurações do dispositivo. Abaixo, confira o passo a passo para fazer o procedimento e veja mais informações sobre cada um dos recursos. Vale destacar que, como os recursos são muito recentes, é possível que as funções ainda não apareçam em todos os dispositivos Android.

Como ativar o “modo ladrão” do Android
Passo 1. Para ativar os novos recursos, abra as “Configurações” do celular e busque pelo campo “Google”. Depois, toque em “Todos os serviços”;

Passo 2. Selecione a opção “Segurança do dispositivo” e toque no campo “Proteção contra roubo”;

Passo 3. Neste momento, você verá as três novas opções de bloqueio de celular disponíveis: “Bloqueio da detecção de roubo”, “Bloqueio do dispositivo off-line e “Bloqueio remoto”. Para ativar os recursos, basta arrastar a chave da função correspondente.

Bloqueio de Detecção de Roubo
A função de Bloqueio de Detecção de Roubo usa IA e os sensores do dispositivo para captar movimentos no celular que podem ser característicos de situações de roubo. A ferramenta é capaz de reconhecer movimentos bruscos que costumam estar associados ao crime, sendo pensada para proteger o celular caso ele seja arrancado da mão do usuário por bandidos que estejam a pé, de bicicleta ou moto. Assim que a ação for detectada, a tela será bloqueada, impedindo que o bandido acesse rapidamente os dados da vítima. O usuário será notificado da ocorrência em sua conta Google.
Para que o recurso funcione, o usuário precisa estar com o celular em uso, ou seja, desbloqueado no momento do roubo. Antes da ocorrência, é preciso ter ativado a função nas configurações. Após arrastar o campo deslizante da aba “Proteção contra roubo”, basta tocar em “Ativar”, para finalizar. Vale destacar que o Google alerta que a detecção pode falhar, não tendo efeito em todas as tentativas de roubo, ou caso sejam detectadas muitos movimentos bruscos em um curto período de tempo.

Bloqueio Remoto
O recurso de Bloqueio Remoto foi desenvolvido para auxiliar o usuário após o roubo do celular. A função é capaz de bloquear a tela do dispositivo a partir do número de telefone cadastrado. Basta acessar o site do Encontre Meu Dispositivo (google.com/android/find/lock) e inserir o número para ativar a função. Assim, o usuário consegue ter mais tempo para fazer login com seu e-mail e senha da conta Google vinculada ao celular em outro dispositivo para localizar e apagar completamente os dados do dispositivo.
O recurso funciona em celulares que tenham ativado previamente a função por meio das configurações e que utilizem um método de bloqueio de tela. Ao realizar a solicitação, o bloqueio da tela será realizado caso o dispositivo esteja conectado à internet e tenha um chip ativo inserido. Após o bloqueio, caso o usuário retome o acesso ao aparelho, poderá desbloqueá-lo normalmente utilizando sua senha ou PIN. A função pode ser utilizada até duas vezes por dia.
Para realizar a ativação do Bloqueio Remoto, arraste a chave do “Bloqueio Remoto” nas configurações do Android. Em seguida, será preciso fazer a verificação do número de telefone no celular. Para isso, clique em “Verificar número” e selecione o campo “Verificar números de telefone automaticamente”.
Bloqueio de Dispositivo Off-line
Por fim, o Bloqueio de Dispositivo Off-line, como o nome sugere, é ativado quando o celular tem a sua conexão com a internet desativada em situações de roubo. Após a detecção da ação, o celular bloqueará a tela automaticamente, mesmo que a conexão com a rede móvel ou Wi-Fi já tenha sido desligada. Assim, o usuário ganha tempo para acessar o Encontre Meu Dispositivo e bloquear o aparelho completamente.
Para funcionar, é preciso que o celular esteja desbloqueado quando perder a conectividade de rede. Assim como o recurso anterior, o Bloqueio de Dispositivo Off-line só pode ser usado duas vezes por dia. Para ativá-lo, basta arrastar a chave correspondente no menu “Proteção contra roubo” e tocar em “Ativar”.

Como funcionarão os testes?
Os recursos de proteção contra roubo no Android estão na versão beta e serão testadas em primeira mão pelos usuários brasileiros. A experiência inicial no país devem contribuir para executar melhorias nas funções. Segundo o Google, uma página especializada para feedbacks sobre as funções será disponibilizada em breve para recolher informações sobre o funcionamento da ferramenta e sugestões de ajustes. O lançamento global será feito ainda este ano.
















