Na última sexta-feira (9), moradores do município de Ponto Novo, manifestaram sua revolta nas redes sociais após a circulação de um áudio atribuído ao Secretário de Relações Institucionais Miguel Santos, informando que a prefeitura estaria suspendendo os serviços de reposição de lâmpadas e abastecimento de água, mesmo com a grande procura pelos serviços.
A redação do portal Minuto Bahia 24h recebeu de moradores o áudio que circulou nos grupos de whatsApp atribuindo a suspensão do serviço a supostas picuinhas políticas. No áudio a seguir e atribuído ao Secretário Miguel Santos é possível ouvir: “Boa tarde, meu chefe, por enquanto está suspenso, viu? Houve uma denúncia do pessoal da oposição e aí suspendeu tudo e por enquanto a gente está sem poder botar”. Ouça abaixo:
Se a suspensão do serviço foi motivada por uma denúncia, é crucial investigar se havia problemas reais na execução do serviço. É preciso saber quem denunciou e buscar os meios legais para punir caso a denúncia tenha sido falsa ou com objetivo de atrapalhar. Contudo, interromper serviços públicos, especialmente em um período eleitoral, é uma medida incomum. Contudo, se a suspensão realmente estiver ligada a questões políticas, a situação se torna ainda mais grave e exige uma investigação rigorosa por parte das autoridades competentes.
Com relação a distribuição de água, o fato se torna ainda mais sério já que o município está sob decreto de emergência pela seca, publicado semana passada.
Abaixo decreto de emergência: