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Golpe SMS Correios: mensagem sobre pedido taxado é falsa; saiba se proteger

Golpistas estão usando o nome dos Correios para aplicar um golpe exigindo o pagamento de supostas encomendas taxadas e retidas na alfândega. O caso foi compartilhado por internautas no X (antigo Twitter). Nos relatos, é possível observar que, apesar de indicarem estar atrelados à empresa nacional de entregas, a maioria dos comunicados encaminha para o site rastreiosdobrasil.com, sem vínculo com os Correios. O link encaminha para uma falsa central de atendimentos, que exige o pagamento de uma taxa.

A fraude acontece em um momento marcado por novas regulamentações do Governo Federal em relação a compras realizadas em sites estrangeiros, como ShopeeShein e AliExpress, por exemplo. Caso taxado, o usuário recebe a informação pelo site e aplicativos oficiais dos Correios. A empresa não utiliza mensagens via SMS como canal oficial de comunicação. Nas próximas linhas, entenda mais detalhes sobre o Golpe dos Correios e relatos de internautas nas redes sociais sobre o caso.

Mensagem falsa dos Correios: SMS para pagar taxa da alfândega é golpe; veja — Foto: Arte/TechTudo

Falhas no suposto site entregam a fraude

Golpes por phishing acontecem comumente via SMS. Fraudadores enviam mensagens apelativas para usuários, para assim ativar o gatilho de urgência neles. Nesse caso, a ideia é causar pânico em compradores, ao indicar que compras realizadas pela Internet teriam sido taxadas. Com o pagamento do valor, o suposto produto poderia assim ser entregue ao destino.

No golpe dos Correios, criminosos usam, além do SMS, também mensagens via WhatsApp. Relatos do X (antigo Twitter) apontam que após clicar no link indicado pela mensagem, usuários eram encaminhados para uma falsa central de atendimento dos Correios. A página exigia o pagamento da taxa. No entanto, ao vasculharem o domínio, internautas observaram que algumas abas do site, como “Ouvidoria” e “Central de atendimento” apresentavam inconsistências. Ao serem clicadas, sempre retornavam à página inicial. A partir desta constatação, diversos usuários aproveitaram para denunciar o golpe, e assim evitar que outras pessoas fossem vítimas dos golpistas.

O TechTudo procurou os Correios para comentar o caso. Em nota, a empresa informou que acionou a Polícia Federal assim que teve conhecimento sobre o caso.

“Os clientes podem verificar no site dos Correios (https://www.correios.com.br/falecomoscorreios/seguranca/seguranca) quais tipos de mensagens são verdadeiras. A empresa alerta que não entra em contato por WhatsApp com os clientes e orienta a usar sempre o site oficial dos Correios (www.correios.com.br) e os perfis oficiais nas redes sociais. As mensagens enviadas pelos Correios aos clientes sempre irão direcioná-los para o site da empresa (www.correios.com.br/ ou https://minhasimportacoes.correios.com.br/ ); ou para o app”, ressaltou.

Perfil oficial dos Correios alertou sobre golpe pelo Instagram — Foto: Reprodução/Instagram/@correiosoficial
Perfil oficial dos Correios alertou sobre golpe pelo Instagram — Foto: Reprodução/Instagram/@correiosoficial

Como evitar o golpe dos Correios?

Usuários que realizaram compras em sites com mercadorias estrangeiras devem verificar o status do produto apenas pelo link gerado pelos Correios, tanto no site quanto app da empresa. É por meio desses portais que a empresa realiza comunicados em casos onde os itens sofrem taxas de importação. Mensagens via SMS ou WhatsApp não são usadas como canais oficiais de comunicação da instituição.

Desconfie de cobranças por SMS ou WhatsApp. Caso receba as mensagens, não clique em links suspeitos recebidos de remetentes desconhecidos. Por fim, em caso de dúvida, ligue para a Central de Atendimento dos Correios pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 725 7282 (demais localidades).