Publicidade

Polícia Militar da Bahia implementa câmeras corporais em seis unidades

Foto: Divulgação SSP. Polícia Militar da Bahia adota câmeras corporais em seis companhias independentes para promover transparência e segurança

Na última terça (11), as equipes das 1ª (Pernambués), 10ª (Candeias), 15ª (Itapuã), 39ª (Boca do Rio), 49ª (São Cristóvão) e 52ª (Lauro de Freitas) Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs), juntamente com a 1ª CIA do BPRv e o 18° BPM (Centro Histórico), iniciaram a utilização das Câmeras Corporais Operacionais (CCO).

Um total de 602 equipamentos de proteção individual foram empregados nas unidades da Polícia Militar. Essa iniciativa segue a implementação bem-sucedida das CC0s nas CIPMs de Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade em maio deste ano, onde foram distribuídas 448 câmeras nas três unidades operacionais. 

As câmeras corporais representam um avanço significativo na transparência e na prestação de contas das atividades das forças de segurança. Elas gravam de forma contínua e inviolável, registrando a ação policial após serem retiradas da base de carregamento e colocadas na farda dos agentes. 

É importante ressaltar que o uso das CCOs é estritamente destinado ao serviço operacional por profissionais devidamente treinados, sendo proibida sua utilização para captura de imagens e áudios que não estejam relacionados à Segurança Pública. 

portalespacoaberto.