Publicidade

Google Maps: linha do tempo não será mais exibida na versão web; entenda

Google Maps não mostrará mais a linha do tempo na versão web da plataforma. O aviso foi enviado aos usuários por e-mail nesta quarta-feira (5). A mensagem diz que todos têm até 1° de dezembro para salvarem as viagens no celular antes que os dados sejam excluídos. A mudança tem foco em melhorar a privacidade, uma vez que ao invés das informações serem vinculadas à conta do Google, elas serão armazenadas apenas no dispositivo do usuário pelo aplicativo Google Maps, disponível para Android e iPhone (iOS). A seguir, confira mais detalhes da mudança.

Linha do tempo do Google Maps passará por mudanças no armazenamento; entenda — Foto: Marcela Franco/TechTudo

O recurso linha do tempo também é conhecido como Histórico de localização. A função rastreia as rotas e viagens a partir da localização do celular ou dispositivo móvel. Dessa forma, é possível conferir todos os lugares que o usuário já visitou. A iniciativa de mudar a regra de armazenenamento permitirá acessar os trajetos apenas no aplicativo. Segundo a empresa, essa alteração faz parte de esforços para aumentar a privacidade dos usuários.

Para continuar acessando o histórico de localização pelo celular, é necessário ativar as novas configurações da linha do tempo no aplicativo. Fazendo isso, os últimos 90 dias do histórico de viagens será transferido para o primeiro aparelho móvel no qual o usuário fez login no Google. A empresa excluirá os dados anteriores a esse período.

Para ativar o histórico de localização e usar o recurso linha do tempo, no app Google Maps, toque na foto de perfil, no canto superior direito da tela. Em seguida, selecione “Sua Linha do Tempo”. Depois, toque nos três pontos e vá em “Configurações e privacidade” e ative o recurso Histórico de localização. Feito isso, as informações serão armazenadas no seu aparelho.

Usuários precisam ativar recurso Histórico de localização para usar o recurso Linha do tempo no app Google Maps — Foto: Reprodução/Marcela Franco
Usuários precisam ativar recurso Histórico de localização para usar o recurso Linha do tempo no app Google Maps — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Com informações de The Verge.