Na manhã desta quinta-feira 21, mais um abalo no já enfraquecido grupo político da situação no município de Queimadas, após mais uma importante liderança romper com o atual gestor e abandonar a pré-candidatura a prefeito de Serginho Brandão, desta vez, o ex-vereador Valmir Coxinha (PSD) deixou o grupo e declarou apoio ao pré-candidato a prefeito da oposição, Ricardo do Supermercado (PSD). A decisão de Valmir Coxinha foi anunciada na presença do pré-candidato e empresário, Ricardo do Supermercado e do atual vice-prefeito da cidade de Queimadas, Cloudes Rios, um dos primeiros a ‘abandonar o barco’.
O esvaziamento antecipado do grupo político da situação preocupa a atual gestão, que não terá o atual prefeito como candidato a reeleição já que foi eleito e reeleito (2016 e 2020), a pré-candidatura do atual secretário de Administração, Sérgio Brandão.
Valmir Coxinha passa a compor a lista extensa de lideranças que eram do grupo do prefeito e aderiram ao grupo da oposição: Tibula do Riacho, Gil da Pedrolândia, Cremilton, Domício Araújo, o vereador Erielson do Riacho, o presidente da Câmara de Vereadores Neto, o vereador licenciado Lázaro; Pai Edinho; o atual vice-prefeito Cloudes Rios, Zé de Seviro, Fernando das Cancelas, Leonardo da Abobreira, Itinho do Alecrim, Mariano do Gregório, Lêda do Gregório, Edileuza de Miltão, Cau Teiú, Josiel Santos (era até então o chefe do dep. do Bolsa Família) entre muitos outros, que em 2020 estavam no mesmo palanque do prefeito André Andrade e agora apoiam o empresário e pré-candidato a prefeito, Ricardo do Supermercado.
O CN tentou contato com uma fonte do meio político de Queimadas para saber sobre adesões ao grupo polítco do prefeito Dr André, e a informação que nenhuma liderança considerada expressiva ‘pulou’. Houve rumores da possibilidade do ex-vereador Valmir Barreto forte em sua comunidade Espanta Gado aderisse, mas não foi confirmado e Valmir segue firme na oposição. Valmir Coxinha (de amarelo) é atual segundo suplente da Coligação e pode passar a primeiro caso se confirme Ariel Martins ocupar a cadeira deixada por André de Maurinho.
Valmir tentou a reeleição em 2020 mas não obeteve êxito, ainda assim connseguiu 588 votos que lhe deixou na segunda suplência da coligação. Um fato que chama atenção é que, foi especulado que após a renúncia de André de Maurinho (PSD) há duas semanas, Ariel da Martins (PSD), primeiro suplente que está titular da Secretaria de Infraestrutura deixaria o cargo para assumir a cadeira, mas até agora não aconteceu, quando ocorrer Coxinha passa a ficar na condição de primeiro suplente.
Fonte: CN * colaboração Professor Sérgio de Mainar