Nesses meses que antecedem as eleições, diversas ideias e projetos começam a surgir através de vários pré-candidatos. Uma proposta que está ganhando grande repercussão no município de Pindobaçu e se espalhando por toda região, é a do projeto de implantação de uma espécie de auxílio, voltado aos trabalhadores das regiões garimpeiras, mas especificamente da Serra da Carnaíba.
Segundo o líder político e propositor do projeto, Noel Kadosh, esse “Auxílio Garimpeiro”, seria um complemento de renda voltado aos profissionais que atuam na extração de esmeralda e outras pedras preciosas. O benefício que segundo ele teria valor aproximado ao do Programa Federal Bolsa Família, seria pago pela prefeitura e atenderia os garimpeiros cadastrados e que estivessem impedidos de exercer o seu trabalho por motivo de doença ou acidente.
“Para quem não sabe sou filho de garimpeiro e vi meu pai morrer de silicose, causada por inalação do pó proveniente da explosão das pedras). Meu pai trabalhou a vida toda no garimpo para sustentar a família e quando adoeceu não pode contar com um benefício do INSS, por não ser um segurado. O projeto visa justamente dar esse suporte a esses profissionais que arriscam suas vidas diariamente e quando adoecem ou sofrem acidentes não são aparados e ficam sem ter como se sustentar. O auxilio iria dar esse suporte neste momento difícil”, pontuou Noel Kadosh.