O Ministério da Saúde concedeu certificados de eliminação e selos de boas práticas para a interrupção da transmissão vertical do HIV e/ou sífilis a quatro estados e a 73 municípios no Brasil, incluindo cinco na Bahia.
Vitória da Conquista foi reconhecida com o certificado de eliminação do HIV e o Selo Prata Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis. Jequié recebeu o Selo Prata tanto para HIV quanto para sífilis. Barreiras foi agraciada com o Selo Prata para HIV e o Selo Bronze para sífilis. Porto Seguro e Santo Antônio de Jesus foram contemplados com o Selo Prata para HIV.
A transmissão vertical ocorre da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou aleitamento. Para prevenir essa forma de transmissão, é crucial que as gestantes realizem o pré-natal, incluindo todos os testes e cuidados disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS oferece insumos para prevenção, diagnóstico e tratamento, como preservativos, testes rápidos e laboratoriais, fórmula láctea, antibióticos e antirretrovirais.
A certificação de eliminação é concedida de acordo com critérios e etapas estabelecidos no Guia para Certificação da Eliminação de Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis. Tanto estados quanto municípios devem ter no mínimo 100 mil habitantes e atender a critérios básicos, alcançando metas de eliminação com base em indicadores de impacto e de processo.
O Selo de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis, nas categorias bronze, prata ou ouro, é concedido a localidades que atingiram indicadores próximos à eliminação.
Fonte: Portal da Massa
agenciadc