Publicidade

PF investiga autor de ameaças com teor nazista enviadas a universidades federais da Bahia

Foto: Reprodução/UFBA

Três universidades federais da Bahia receberam, em março deste ano, e-mails com ameaças de massacre e conteúdo de exaltação ao nazismo. As mensagens, enviadas à Universidade Federal da Bahia (Ufba), à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e à Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), motivaram a Operação Valquíria, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (4).

De acordo com a PF, o responsável pelos ataques virtuais é um homem de Belo Horizonte (MG), que utilizava contas de e-mail criadas apenas para esse fim e acessadas via VPN, técnica que oculta identidade e localização. Em um dos textos, o suspeito declara apoio ao nazismo e ameaça realizar um massacre nas instituições.

Durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, agentes encontraram simulacros de armas e materiais com simbologia extremista na residência do investigado, que já responde por outras ameaças feitas pela internet. Caso seja denunciado pelos crimes identificados, ele pode enfrentar penas que ultrapassam 12 anos de prisão.

bahia.ba

Publicidade
Publicidade