
O Ministério Público da Bahia, por meio da unidade norte do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco Norte), deflagrou na manhã de hoje, dia 2, a segunda fase da ‘Operação Guardião Fiscal’ contra organização criminosa responsável por fraudar o sistema da Secretaria Municipal Fazenda de Juazeiro, com o objetivo de reduzir ou excluir obrigações tributárias, como tributos e multas, e permitir vantagens indevidas a particulares (Veja aqui).
Em seguida a gestão do Prefeito Andrei Gonçalves encaminou a seguinte nota de esclarecimento:
A Prefeitura de Juazeiro, em compromisso com a transparência, informa que a segunda fase da investigação sobre fraudes cometidas na arrecadação de impostos municipais, se refere à gestão passada (2021-2024).
A investigação do Poder Judiciário, deflagrada a partir de denúncia do Ministério Público do Estado da Bahia, apura crimes tributários envolvendo uma organização criminosa que fraudava o sistema da Secretaria de Fazenda com o objetivo de reduzir ou eliminar o pagamento de impostos e multas devidas ao Município, conceder benefícios indevidos a pessoas e empresas privadas, causando prejuízo financeiro aos cofres públicos.
COMPROMISSO COM A LEGALIDADE E TRANSPARÊNCIA – A atual gestão municipal está comprometida em colaborar plenamente com a investigação judicial, visando recuperar os recursos desviados e garantir que todos contribuam corretamente com seus impostos.
A Prefeitura de Juazeiro reafirma seu compromisso com a legalidade, a probidade administrativa e o uso adequado dos recursos públicos em benefício de toda a comunidade de Juazeiro.
Informações adicionais sobre a operação podem ser obtidas junto ao Ministério Público do Estado da Bahia.
No início da tarde a ex-prefeita de Juazeiro Suzana Ramos por meio da sua assessoria encaminhou a seguinte nota:
A ex-gestora Suzana Ramos reforça que foi sua gestão que identificou e denunciou o esquema, adotando imediatamente todas as medidas legais cabíveis para garantir a integridade da administração pública, como determina a legislação.
Durante todo o período em que esteve à frente da Prefeitura de Juazeiro, Suzana pautou o serviço público pelo rigor no cumprimento da lei, prezando pela transparência, responsabilidade e pela orientação permanente aos servidores para que atuassem estritamente dentro das normas.
A ex-prefeita reitera sua confiança no trabalho dos órgãos de controle e investigação e reafirma que permanece inteiramente à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.
Ascom Suzana Ramos
Da redação Rede GN















