
As temperaturas ultrapassaram os 40ºC em cidades do Mato Grosso do Sul, Ceará e Piauí, e até pelo menos o fim de semana, o calor aumenta dia após dia. No domingo (12/11), áreas do interior paulista, Triângulo Mineiro, leste de Minas Gerais, pontos do Espírito Santo, de Goiás, do Tocantins, da Bahia e extremo norte do Paraná também terão os termômetros acima dos 40ºC, segundo a Climatempo.
Na próxima semana, o calor aumenta ainda mais e as maiores temperaturas deverão ser sentidas depois do feriado de 15 de novembro, entre quinta e sexta-feira (16 e 17). “Temperaturas entre 40ºC e 43ºC em muitas regiões do Brasil, com pico entre 44ºC e 45ºC em pontos do Mato Grosso do Sul e noroeste de São Paulo”, diz o boletim climático. Há expectativas de que marcas recordes e absolutas sejam batidas para o mês de novembro e até para qualquer mês da história em várias capitais.
A Climatempo destaca que a abrangência e a duração da onda de calor chamam atenção, porque ainda não é possível precisar o dia que ela acaba.
Acesse nossa ferramenta gratuita de previsão do tempo e veja como será o tempo na sua cidade
Na cidade de São Paulo, a sexta-feira (10/11) terá uma ligeira diminuição do calor intenso diante da interferência da frente fria que atinge o Sul, mas a semana ainda termina com temperaturas em torno dos 30 °C.
No fim de semana, o ar seco se expande e o pico de calor volta, com possibilidades de recorde. “Os modelos numéricos de previsão do tempo têm estimado valores de temperatura em torno de 37°C para este domingo, 12 de novembro”. O recorde de 2023 é de 36,5 °C alcançado na última onda de calor de setembro. Não há chances para chuva.
Ciclone no Sul
A passagem de uma frente fria na região Sul espalhou chuva sobre áreas do Sul do Brasil nesta quinta-feira (9/11). Passo Fundo e Erechim, no Rio Grande do Sul, sul e sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina foram algumas das áreas mais atingidas.
Para sexta-feira (10/11), pancadas de chuva são previstas por toda a região, especialmente no decorrer da tarde e com moderada a forte intensidade. Já no leste do Paraná e de Santa Catarina, a chuva ocorre de forma mais isolada.
No sábado (11/11), a formação de uma frente fria e de um ciclone vão intensificar as instabilidades no Sul do Brasil. De acordo com a Climatempo, o ciclone não é considerado tão forte quanto os últimos, mas são esperados temporais a qualquer hora do dia, “especialmente na Campanha Gaúcha e no litoral sul do estado do Rio Grande do Sul”.
















