
É costume guardarmos as compras na geladeira quando chegamos em casa depois de ir ao mercado. Mas você sabia que nem todos os alimentos frescos precisam ser armazenados dessa forma? A geladeira é um dos eletrodomésticos mais práticos da cozinha, pois facilita a conservação dos alimentos. No entanto, nem sempre é a solução.
De acordo com o blog da marca Whirlpool, verificar o rótulo do produto ou pesquisar a maneira correta de armazená-lo ajuda a manter o aparelho organizado e limpo, além de facilitar o preparo das refeições.
Por sua vez, o site de nutrição EatingWell destaca que aprender a conservar frutas e vegetais reduz o desperdício, já que muitas vezes eles acabam apodrecendo ou indo para o lixo.
Outra vantagem de manter a geladeira organizada e limpa, segundo artigo da Harvard Health Publishing, é prevenir doenças transmitidas por micróbios ou toxinas que contaminam alimentos e bebidas, como Salmonella, norovírus, Listeria ou Escherichia coli.
Portanto, identificar o local correto para armazenar itens perecíveis (incluindo frutas e vegetais) é um passo fundamental para garantir a segurança alimentar nas casas.
O site especializado Martha Stewart explica que algumas frutas e vegetais continuam seu processo de amadurecimento mesmo após a colheita. Portanto, é recomendável mantê-los em temperatura ambiente até atingirem seu auge.
E, de acordo com diversos especialistas, a maioria das frutas e vegetais passa por um processo de amadurecimento climatérico. Isso significa que, uma vez retirados da planta, continuam a amadurecer graças à produção de gás etileno.
Este composto acelera mudanças como aumento de doçura, aroma, cor e textura.
Nesse sentido, as frutas que não devem ser guardadas na geladeira são:
- Maçãs: elas permanecem frescas por até 1 ou 2 semanas no balcão. Elas também liberam etileno, o que pode ajudar a amadurecer outras frutas se colocadas juntas.
- Abacates: amadurecem uniformemente em temperatura ambiente. Uma dica é embrulhá-los em jornal ou colocá-los ao lado de uma maçã para acelerar o processo.
- Bananas: o ideal é guardá-las na despensa ou pendurá-las em um gancho. Se quiser retardar a oxidação, você pode separá-las do cacho e embrulhar o talo em papel-alumínio.
- Morangos, framboesas, amoras e mirtilos: a umidade pode danificá-los. Recomenda-se armazená-los em um recipiente ventilado e não lavá-los até o momento de consumir.
- Melão inteiro: mantenha fora da geladeira, pois ele desenvolve melhor seu aroma à medida que amadurece. Depois de cortado, deve ser refrigerado para evitar bactérias.
- Peras: elas continuam a amadurecer depois de serem colhidas; podem ser deixadas fora da geladeira e refrigeradas somente quando estiverem maduras.
- Goiaba: temperaturas frias inibem seu aroma característico e podem alterar sua textura. É melhor consumida fresca.
- Kiwis: se estiverem verdes, amadurecem melhor em temperatura ambiente. Para acelerar o processo, também podem ser armazenados ao lado de uma maçã ou banana.
- Manga: ela desenvolve mais sabor e suculência fora da geladeira. E, uma vez madura, pode ser refrigerada para estender sua vida útil em alguns dias.
- Mamão: amadurece mais rápido em temperatura ambiente. Uma vez maduro, deve ser refrigerado para evitar que amadureça demais.
- Pêssegos: quando amadurecidos no balcão, ficam mais suculentos e doces. No entanto, quando deixados na geladeira, podem ficar farinhentos.
- Abacaxi: eles desenvolvem melhor sua doçura natural fora da geladeira. Depois de descascados ou cortados, devem ser armazenados refrigerados.
- Ameixas: amadurecem melhor na bancada. No entanto, a geladeira pode retardar o processo e deixá-las muito duras.
- Carambola: conserva-se bem em temperatura ambiente por vários dias, desde que não esteja muito madura.
- Graviola: recomenda-se mantê-la fora da geladeira até que esteja madura; depois disso, ela pode ser refrigerada para prolongar seu frescor.
Agora apresentamos a lista de vegetais que não podem ir à geladeira:
- Pimentões: quando armazenados na geladeira, a casca pode perder a firmeza e ficar menos crocante.
- Pepino: o frio pode deixá-lo aguado e causar cáries na casca. É melhor armazená-lo em temperatura ambiente.
- Alho: os bulbos ficam borrachudos na geladeira. É melhor armazená-los em local fresco e seco, longe de fontes de calor.
- Cebolas: a umidade da geladeira faz com que elas amoleçam e mofem. Recomenda-se armazená-las em local bem ventilado.
- Batatas: o frio converte o amido em açúcar, conferindo-lhes uma textura arenosa e um sabor adocicado. Guarde-as em um saco de papel em temperatura ambiente.
- Tomates: refrigerá-los altera seu sabor e suculência; de preferência, deixe-os amadurecer no balcão.
O armazenamento adequado de frutas e vegetais é uma prática que faz diferença no frescor dos seus pratos.
















