
O vereador Jeorge Catatau voltou a cobrar da direção da Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (Fabamed), a liberação do serviço de internet aberta (Wi-Fi) para os usuários do Hospital e Maternidade Dom Antônio Monteiro – HDAM e Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Senhor do Bonfim. Anteriormente o parlamentar já havia solicitado o serviço ao ex-diretor da entidade Alfredo Gonçalves e agora entregou o ofício nº 38/2025 ao atual diretor Aldair Detofal. A proposta visa garantir que acompanhantes e pacientes que aguardam atendimento na unidade possam ter acesso à rede sem fio durante o tempo de espera.
Segundo Catatau, a medida traria benefícios diretos aos usuários do serviço. “Com a internet liberada, pacientes e seus acompanhantes teriam acesso a informações, documentos necessários, serviços de transporte e também para entrar em contato com familiares. A abertura do sinal de internet ajudaria principalmente as pessoas que não possuem plano de internet móvel ou que não tenham créditos suficientes para realizar ligações e/ou enviar mensagens”, destacou o vereador.
Em reposta o diretor da FABAMED informou que o serviço seria de grande importância para os usuários das duas unidades de saúde, contudo, não conta no atual contrato gastos com esse tipo de serviço. “O nosso contrato de gestão se encerra em outubro e nele não tem esse serviço, que precisaria não apenas de internet, mas de um link dedicado, porque se muitas pessoas acessassem ao mesmo tempo uma iria derrubar a outra. Então precisamos colocar nas despesas programadas no novo contrato”, explicou Aldair Detofal.
















