
O Google Mensagens vai detectar e desfocar mensagens que contenham imagens de nudez no aplicativo. A novidade do sistema Android chega para coibir o compartilhamento descabido desse tipo de mídia em casos de assédio sexual. Agora, usuários afetados poderão realizar a exclusão dos conteúdos sem precisar visualizá-los, além bloquear o remetente. Os titulares de contas que tentarem enviar ou encaminhar nudes também receberão uma mensagem alertando sobre os riscos e solicitando que deslizem para a direita para continuar enviando a imagem.
O movimento acontece semanas após testadores da versão Beta do iOS 26 encontrarem uma função semelhante, que pausa automaticamente a transmissão de áudio e vídeo no Facetime, caso o serviço detecte imagens de pessoas nuas. Nas próximas linhas, entenda mais sobre a nova funcionalidade.
Google Mensagens vai detectar e borrar conteúdo com nudez
Apesar dos avisos de conteúdo sensível para o Google Mensagens terem sido anunciados em outubro de 2024, essa é a primeira vez que o recurso está disponível para o público fora do período de testes beta limitado. A novidade exige que os usuários estejam conectados a uma conta do Google para funcionar e ele é ativado por padrão em contas de adolescentes. Sua usabilidade é opcional para usuários adultos e está desativado por padrão. O processamento/classificação ocorre no dispositivo e é alimentado pelo Android System SafetyCore. Ele “não envia dados identificáveis nem qualquer conteúdo ou resultado classificado para os servidores do Google”.
Como ativar o recurso para evitar conteúdo de nudez no Google Mensagens?
Passo 1. Você pode ativá-lo tocando na foto do perfil no canto superior direito, selecionando Configurações de mensagens e, em seguida, tocando na opção Proteção e segurança.

Passo 2. A partir daí, selecione Gerenciar avisos de conteúdo sensível e toque em Avisos no Google Mensagens para ativar o recurso.

Com informações de The Verge e 9to5google
















