
O deputado estadual Bobô esteve no distrito de Itaitú, em Jacobina, no último sábado (19), para participar do segundo dia do 2º Festival de Inverno, em uma agenda repleta de atividades. A programação começou com a visita à sede do projeto social desenvolvido pela Associação das Mulheres do Vale das Arapongas (AMUVA), coordenado pela professora Gabriela. A iniciativa promove a produção de alimentos a partir da biomassa de frutas como banana verde, laranja, jaca, coco e maracujá. Atualmente, o trabalho envolve 20 mulheres e conta com a assistência técnica do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Piemonte da Diamantina, sediado em Senhor do Bonfim.
Durante a visita, Bobô conheceu todas as etapas do processo produtivo e experimentou a famosa coxinha de jaca, um dos produtos mais apreciados do projeto. “É um trabalho admirável, que gera renda, promove a sustentabilidade e valoriza a produção local”, afirmou o deputado.



Em seguida, o parlamentar visitou os estandes da Feira de Economia Solidária, que contou com mais de 20 expositores apresentando produtos da agricultura familiar e da economia solidária. A feira, organizada pela ADESBA com apoio do Governo do Estado, por meio da SETRE, reuniu artesanatos, doces, geleias, biscoitos, licores, café da região, além de produtos derivados do babaçu e muito mais.
Ao final da agenda, Bobô anunciou um importante compromisso para fortalecer o evento: “Tive o prazer de prestigiar o II Festival de Inverno de Itaitú, que evento maravilhoso! Quero contribuir ainda mais com essa festa e, por isso, destinarei, por meio de emenda parlamentar, R$ 100 mil para a contratação de artistas na edição de 2026. Também visitei a Feira de Economia Solidária e fiquei encantado com o talento e a dedicação dos expositores. Parabenizo o Cesol, representado pelo coordenador Nilo Ramos, pelo excelente trabalho de assistência, capacitação e orientação aos empreendedores, desde a produção até a comercialização”, destacou.















