Publicidade

Hemoba promove campanha de doação de sangue para celebrar o Junho Vermelho

Adelmário Coelho é o padrinho da campanha de doação de sangue da Hemoba

Com a campanha “Doe sangue. É tradição que salva vidas”, a Hemoba celebra o Junho Vermelho, iniciativa que objetiva conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue. A ação, que terá como padrinho o cantor e compositor Adelmário Coelho, busca incentivar as pessoas a doarem sangue de forma voluntária e altruísta.

Em junho, pode diminuir o número de doações de sangue, ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, celebrações das festas juninas. Além disso, cresce a demanda por transfusão de sangue motivada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionados pelos fogos de artifícios dos festejos juninos.

Na programação do Junho Vermelho, entre as participações já estão confirmadas a banda Tio Barnabé, no dia 05/06; o cantor Del Feliz, em 09/06; a Banda Flor de Milho, em 14/06; e Adelmário Coelho, em 16/06.

No dia 14 de junho, será celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar sobre a necessidade dos hemocomponentes em diversos tratamentos e incentivar a doação regular de sangue.

Onde doar

UCT Hemoba – Senhor do Bonfim

  • Endereço: Praça Duque de Caxias, nº. 172, Centro – Cep: 48.970-000
    Tel: (74) 3541-3256
  • E-mail: uct.bonfim@hemoba.ba.gov.br
  • Funcionamento: Segunda à Sexta-feira : 7h30 às 13h30 (coleta)
  • Unidade Laboratório (dispensação): 24 horas

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.

Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

blogdoeloiltoncajuhy

Publicidade
Publicidade