Publicidade

Os alimentos que você nunca deveria comer antes de dormir, segundo um nutricionista

Os alimentos que você nunca deveria comer antes de dormir, segundo um nutricionista — Foto: Glamour

Não há nada tão satisfatório quanto um lanche indulgente no meio da noite, não é mesmo? Um agradinho logo antes (ou até mesmo na) cama. Talvez você goste de beliscar alguns pedaços de chocolate antes de dormir. Ou talvez, às 23h, você vá sorrateiramente até a geladeira, pegue aquela sobra do delivery e se delicie.

Se isso soa familiar, temos uma má notícia — aparentemente, comer logo antes de dormir pode causar um verdadeiro caos no sistema digestivo durante o sono. “Claro que há fatores como trabalho ou relacionamentos que podem atrapalhar, mas, idealmente, você deve deixar um intervalo de duas a quatro horas entre a última refeição e a hora de dormir”, diz o nutricionista Kyle Crowley, diretor de produto da Protein Works. “Isso oferece a melhor chance de reduzir o desconforto físico causado pela digestão.”

Pior ainda? Existem certos alimentos que você nunca deve comer antes de dormir — continue lendo para descobrir quais deles estão prejudicando o seu sono.

Curry

“Comidas apimentadas antes de dormir podem causar azia, o que definitivamente não ajuda a ter uma noite tranquila”, observa Crowley. “Além disso, a pimenta pode aumentar a temperatura corporal, dificultando que seu corpo entre em sono profundo.”

De fato, estudos mostram que comidas apimentadas podem prejudicar o sono e fazer com que você fique mais tempo acordado durante a noite. Pessoas que consomem comidas picantes todos os dias têm 4,73 vezes mais chance de sofrer de insônia do que aquelas que nunca consomem.

Lamén

Lamén é outro prato apimentado que deve ser evitado antes de dormir — por mais tentador que seja aquele macarrão mergulhado em uma sopa bem quentinha. Além de frequentemente ser picante, é feito com uma massa processada de difícil digestão, que pode levar mais de duas horas para ser digerido pelo corpo.

Laranja

“Alimentos ácidos como frutas cítricas podem aumentar as chances de azia”, diz Crowley. “O ideal é consumi-los mais cedo, durante o dia, e não como um agrado noturno.”

Frituras

Quem nunca passou por isso — são 2 da manhã, você bebeu um pouco além da conta e, no caminho de volta pra casa, a batatinha do delivery rouba a atenção. Mas, por mais delicioso que seja (ainda mais à noite), alimentos fritos não são a melhor escolha para um lanche noturno.

“Pesquisas mostram que alimentos gordurosos podem diminuir a qualidade do sono e levar a noites mais agitadas”, afirma Crowley. “Por isso, evite refeições pesadas e gordurosas perto da hora de dormir.”

Queijo

Às vezes, tudo o que você tem na geladeira é um pedaço irresistível de queijo. No entanto, ele pode resultar em um sono estranho. Estudos indicam que laticínios podem levar a um sono mais leve. Na verdade, muitas pessoas relatam que consumir queijo antes de dormir causa sonhos vívidos e até pesadelos.

É claro que tudo isso pode soar como uma péssima notícia para quem adora um lanchinho noturno — mas, embora o ideal seja evitar comer à noite, existem alguns alimentos que são piores do que outros. Em vez disso, tente comer um punhado de nozes (ricas em melatonina), um copo de leite (que pode ajudar no sono) ou um pouco de suco de cereja (que ajuda a regular os hormônios do sono).

* Esta reportagem foi publicada originalmente em Glamour UK.Texto traduzido e adaptado por Glamour Brasil.

Publicidade
Publicidade