
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou a assistente social Márcia Lopes como a nova ministra das Mulheres. Ela substitui Cida Gonçalves, ex-ministra. A posse aconteceu durante uma reunião no Palácio do Planalto, em Brasília.
A exoneração de Cida e a nomeação de Márcia serão publicadas ainda nesta segunda-feira (5), em edição extra do Diário Oficial da União.
Márcia afirmou através das redes sociais que aceitou o convite de Lula “com alegria e senso profundo de responsabilidade”. “Assumo essa missão com humildade, coragem e o compromisso de toda uma trajetória dedicada à justiça social, à defesa dos direitos humanos e à construção de políticas públicas que transformam vidas, especialmente a vida das mulheres neste país”, escreveu.
Currículo
Márcia Lopes ocupou a pasta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no segundo governo Lula, em 2010. Ela também ocupou a secretaria-executiva da mesma pasta, de 2004 a 2008.
A nova ministra é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, onde também foi professora, com mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). No ano de 2022, ela fez parte da equipe de transição do terceiro governo Lula, no grupo de assistência social.
Márcia é irmã de Gilberto de Carvalho, nome histórico do PT que foi chefe de gabinete de Lula durante seus dois primeiros mandatos, de 2003 a 2010. Hoje, Carvalho atua como secretário Nacional de Economia Popular e Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego.
Bahia.ba